Bem Estar – Fev2019

 

Dor Lombar

 

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é uma dor que ocorre na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar). Uma grande parcela da população atual convive com essa dor, podendo ser irradiada ou não irradiada. A dor irradiada está associada a irradiação para membros inferiores, enquanto a não irradiada é localizada apenas na região lombar, tendo como prováveis causas o desgaste do disco vertebral, hérnia discal, artrite, sedentarismo e até mesmo causada por algum trauma mecânico.

 

SINTOMAS DA DOR LOMBAR

 

A dor lombar pode ser aguda ou crônica. A dor aguda dura de quatro a seis semanas, enquanto a dor crônica pode durar toda uma vida quando não tratada.

O paciente refere que sua coluna está travada, apresentando limitação na flexão de tronco, além de dor e limitações, principalmente nos primeiros movimentos da manhã.

 

CAUSAS DA DOR LOMBAR

 

Inúmeras circunstâncias contribuem para o desencadeamento e cronificação da dor lombar, tais como: sedentarismo, obesidade, idade, hábitos posturais, alterações climáticas, desgaste do disco vertebral, hérnia discal, artrite, ou até mesmo algum trauma mecânico, como por exemplo uma queda.

 

DIAGNÓSTICO E EXAMES

 

A coleta do histórico do paciente e a realização de um exame físico detalhado poderão contribuir bastante para o diagnóstico e identificação da origem do problema, sendo o tratamento muito mais eficaz.

 

 

TRATAMENTO PARA DOR LOMBAR

 

O tratamento mais eficaz consiste no trabalho em conjunto realizado entre ortopedista e fisioterapeuta. Muito estudos já comprovaram a importância da fisioterapia na dor lombar, podendo até mesmo eliminar a dor do paciente em diversos casos.

Técnicas manuais para aliviar tensões musculares, tração e mobilização da coluna lombar, alongamentos, exercícios de estabilização articular, conscientização postural, além da eletrotermofototerapia, como por exemplo o TENS, podem ser utilizados. Lembrando que é fundamental procurar um profissional fisioterapeuta para a prescrição, orientação e realização dessas técnicas.

 

DICAS PARA O DIA A DIA

 

1)      Não espere chegar no sobrepeso. Quanto mais fora do peso estiver, pior para a sua coluna.

2)      Não sente com a carteira no bolso, pois gera desnivelamento pélvico, refletindo na coluna. Além disso, pressiona o piriforme, músculo glúteo que pode estar posicionado por cima do nervo ciático. Este possivelmente será comprimido, gerando dor irradiada a médio/longo prazo.

3)      Se exercite, mantenha a musculatura abdominal e da coluna bem fortes pra prevenir possíveis lesões mecânicas do dia a dia. O pilates, quando feito com um bom profissional, é um excelente método de prevenção. Fortalece globalmente a musculatura, alonga e, por ter poucos alunos por aula, proporciona um atendimento muito mais individualizado.

 

Em caso de dor lombar, procure um fisioterapeuta. Não deixe se tornar crônico!

 

 

 

CREFITO2/ 221539-F

Especialista em Terapia Intensiva

Fisioterapeuta do Hospital Rios D’Or

Mestranda em Ciências Biomédicas – UFRJ

Atendimento Domiciliar Especializado

 

 

Contato:

E-mail: julianat.mendes@hotmail.com

Celular: (21)982010131

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM