Bem Estar – Dezembro 2016

 

Transfusão de Sangue

            Muitos não sabem ou não entendem a importância da transfusão sanguínea.

            Na transfusão uma pessoa doa seu sangue, ele é armazenado, “tratado” e então transfundido para os pacientes que necessitam. Em todos os lugares do mundo existem  pacientes que precisam diariamente receber sangue devido a algum acidente do qual foram vítimas com grande sangramento, uma cirurgia extensa que necessitam fazer ou até mesmo por terem uma doença, como anemias, câncer ou outras  que necessitam constantemente de transfusão. Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

            O sangue, diferente dos medicamentos, não pode ser comercializado ou fabricado, porém ele pode ser tão ou mais importante do que qualquer remédio. Neste caso entra em ação cada um de nós. Só com a nossa doação o sangue que salva, irá alcançar as pessoas que estão precisando. O dia 26 de novembro é o dia do doador de sangue.

Comemorado nacionalmente essa data que homenageia todos aqueles que reservam um pouco do seu tempo para fazer o bem. No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público. Venha conhecer essa causa e fazer parte você também!

O que você precisa para ser doador?

            Primeiro não terá que pagar nada pra isso, é uma doação voluntária, basta ir a algum hemocentro (local que faz a coleta e armazenamento do sangue doado).

Para doar você deve estar saudável; ter entre 16 e 70 anos incompletos, porém os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis; não estar em jejum, porém comer alimentos saudáveis antes da doação e se hidratar bem; estar descansado com uma boa noite de sono e portar um documento com foto.

Qual o processo para doação?

            Ao chegar é realizado um cadastro e você deve responder a perguntas sobre seu estado de saúde, depois é realizada uma triagem e o médico presente irá analisar se há algum motivo para não ser realizada a coleta de sangue, isso acontece se for constatado qualquer risco para a pessoa que doa ou para aquela que irá receber o sangue. Por último, a coleta é realizada por uma veia no braço, de onde se retiram em média 450 ml, com duração em média 10 minutos e, nesse pouco tempo, você pode salvar uma vida.

Faça sua parte!

É fácil, rápido e seu sangue pode ser o amor que o próximo está precisando.

Autora: Kelly Monteso

Médica pediatra – Hematologia INCA/RJ.

 

Hemorio intensifica campanhas
 

            Aproveitando a Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemorio realizou uma grande ação na Cinelândia, no Centro do Rio, visando sensibilizar a população para a necessidade de doar sangue, além de reforçar os estoques do instituto para os meses de dezembro e janeiro, quando habitualmente cai o volume de doação, por conta das viagens de férias.

            As dúvidas pode tirar a disposição para a doação. Por isso, o Hemorio mantém equipes prontas para o atendimento de esclarecimento. Abaixo temos algumas perguntas e respostas exibidas no site hemorio.rj.gov.br

 

• Soube que o HEMORIO está precisando de doadores de plaquetas, como posso fazer esse tipo de doação?
R: Para doar plaquetas (aférese) é necessário que o doador tenha feito uma doação no HEMORIO há pelo menos 06 meses. Para realizar esta doação, você deve agendar através do Disque-Sangue 0800-2820708. Venha ao HEMORIO, podemos lhe apresentar ao procedimento e tirar todas as suas dúvidas pessoalmente. Procure o setor de captação de doadores.

 

• Quantos litros de sangue uma pessoa possui?

R: Em média, cerca de cinco litros de sangue.

 

• É seguro doar sangue?

R: Sim. O material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas.

 

• Por que os hemocentros trabalham tanto para ter doadores voluntários e habituais?

R: Porque a taxa de soropositividade é mais baixa entre os doadores habituais, já que eles conhecem melhor as situações de risco e as formas de contaminação pelos vírus transmissíveis pela transfusão.

 

• Qual a diferença entre doador de reposição e doador espontâneo?

R: O doador de reposição é aquele que só doa quando tem um parente ou amigo precisando de sangue. O doador espontâneo é aquele que doa sem se importar em saber quem vai receber o sangue. Ele doa por sentimentos de altruísmo e solidariedade. Por isso, esse doador, geralmente, torna-se um doador habitual.

 

• Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?

R: O organismo repõe o volume de sangue doado no mesmo dia. É importante beber bastante líquido (suco, água).

 

• Poderia receber por email o resultado da minha última doação sanguínea?

R: Para garantir o sigilo dos resultados, não enviamos resultado de doação por e-mail. O HEMORIO dispõe dos resultados das doações apenas em suas dependências, mediante apresentação da carteira de identidade, a partir de 30 dias após a doação, de 2ª a domingo de 7 às 18 horas.

 

• O que acontece depois de eu ter doado o sangue?

R: Após a doação, descanse durante 5 ou 10 minutos. Tome o lanche oferecido pelo HEMORIO. Não fume pelo durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. É importante que você não realize nenhum esforço físico até o dia seguinte ao da doação usando o braço do qual foi retirado sangue. E o mais importante, compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar sangue.

 

• O que é “sangue universal”?

R: É o sangue tipo O Negativo. É considerado universal porque pode ser transfundido em qualquer pessoa, salvo em raríssimos casos. É o sangue que salva nas situações de emergência. No Brasil, apenas 5% da população tem esse tipo sanguíneo. Por isso, os hemocentros encontram muita dificuldade em manter estoques regulares de sangue tipo O Negativo.

 

• Por que o HEMORIO parou de enviar o resultado do exame para casa do doador?

R: Por questões de segurança, as informações relativas ao resultado dos exames realizados no sangue doado são prestadas somente pessoalmente aos doadores. Para ter acesso a esse resultado é preciso comparecer ao HEMORIO munido de documento de identidade. Vale ressaltar, que nas situações em que o sangue doado não pode ser utilizado em função de alguma sorologia positiva, o doador é convocado, por carta, a comparecer ao HEMORIO e realizar nova testagem.

 

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais