Bem Estar – Dez 2018

 

Presbifagia

            Ao longo de nossas vidas, nosso corpo passa por inúmeras transformações. Desde a fase intrauterina, mudanças às vezes imperceptíveis vão acontecendo. Quando bebê, por exemplo, à medida que adquirimos maturidade para os movimentos da cabeça, fortalece-se progressivamente a musculatura cervical (do pescoço), mas só percebemos quando o bebê começa a sustentar a cabeça.

               À medida que crescemos sofremos mudanças constantes, tanto físicas – como crescimento, aumento de peso, linhas de expressão, como nas habilidades motoras e cognitivas (intelectuais).

               Até a idade adulta, em indivíduos saudáveis aprimoram-se essas transformações que acontecem com nosso corpo e no processo de envelhecimento, vamos diminuir ou perder essas habilidades. É comum pessoas mais velhas usarem óculos, aparelhos auditivos, terem maior dificuldade de locomoção ou para manusear o celular por conta da agilidade das mãos, de concentrar-se em uma conversa etc. Contudo, o que pouca gente percebe é que dentro das dificuldades que aparecem com a idade, especialmente após os 60 anos, está a Presbifagia que é a dificuldade de engolir por causa do envelhecimento do corpo. Essa dificuldade só é rapidamente percebida quando associada a um AVC, doenças neurodegenerativas, câncer de cabeça e pescoço ou qualquer outra patologia, levando nesse caso o nome de Disfagia.

               A prebisfagia acontece, principalmente, pela perda da força dos músculos utilizados na deglutição, num processo natural do envelhecimento, assim como perdemos a força nos músculos dos braços e das pernas.

Como sintomas frequentes e muitas vezes não investigados podemos encontrar:

  •     Sensação de peso na língua,
  •     Aumento do tempo de mastigação,
  •     Dificuldade na limpeza da cavidade oral com a língua,
  •     Acúmulo de alimentos no vestíbulo (espaço entre dentes e lábios),
  •     Escape de alimentos durante a mastigação,
  •     Engasgo com alimentos secos ou muito pequenos (farofa, cenoura crua ralada, arroz),
  •     Engasgo com a própria saliva,
  •     Sensação de bolo na garganta,
  •     Tosse durante ou logo após as refeições;

               É importante ficar atento, pois o aparecimento frequente desses sintomas pode levar a pessoa à perda de peso, a uma seletividade natural dos alimentos (costumam optar por líquidos e pastosos) e em alguns casos mais severos a aspiração de alimentos pra o pulmão que pode provocar pneumonia e outras complicações.

               O Fonoaudiólogo é o profissional recomendado para avaliar as estruturas envolvidas no processo de mastigação e deglutição, bem como os mesmo estão ocorrendo e, se houver alterações, desenvolver um plano terapêutico para suprir essas dificuldades. Pode se fazer necessário o auxílio de outros profissionais como Nutricionista e Dentista para a evolução do tratamento.

Colaborou: Ellen Albanas, fonoaudióloga.

 

 

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais