Bem Estar – ago2017

 

Atividades de impacto podem prejudicar o joelho

Problemas no menisco e degeneração da cartilagem estão entre as principais queixas Jogar bola, correr, praticar esportes de combate ou simplesmente limpar a casa são alguns dos fatores que podem prejudicar a integridade física do joelho. A obesidade também é uma das causas de lesões, pois o sobrepeso desgasta a cartilagem cooperando para o surgimento de artrose. Ao ser surpreendido pela dor a primeira atitude deve ser procurar um atendimento médico, para um diagnóstico mais detalhado. Visando otimizar a qualidade desse atendimento, o Hospital Rios D’Or conta com o Centro de Ortopedia para a realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. O encaminhamento para a cirurgia depende do quanto o problema no joelho afeta a vida do paciente. Se as dores se tornam insuportáveis, se os remédios não fazem mais efeito, se há perda da qualidade de vida, que impossibilite fazer atividades diárias, como agachar ou subir escadas, opta-se pelo processo operatório.

– O paciente passa por todo um processo de rastreio do problema. A gente investiga a origem das lesões, realiza exames de imagem como raio-X e ressonância magnética, e, com base nos resultados, o paciente pode ser encaminhado para fisioterapia, hidroterapia, controle de peso, analgesia, antiinflamatórios e reabilitação muscular – explica o Dr. Thiago Vivacqua, ortopedista do Hospital Rios D’Or.
As principais lesões que acometem os joelhos são as associadas ao menisco, provocada pela prática esportiva e pelo processo degenerativo por conta da idade; lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) e do ligamento colateral medial; as relacionadas a acidentes, como torsões e quedas; a tendinite patelar; e a degeneração da cartilagem, que, evoluída, necessita de substituição por prótese articular.

A melhor forma de prevenir esses problemas é cuidar da saúde do joelho. Para isso, será preciso tomar algumas medidas:

– Receber orientação de profissionais para fazer atividade física;
– Aquecer antes de qualquer atividade;
– Manter-se hidratado;
– Fazer exercícios que fortaleçam os músculos;
– Evitar o ganho de peso, pois pode sobrecarregar os joelhos.

➢ O Centro Ortopédico do Rios D’Or disponibiliza especialistas em coluna, ombro, joelho e quadril.
Após laudo e atendimento da emergência, o paciente é encaminhado para o profissional específico para seu caso para que os procedimentos e tratamentos mais adequados sejam realizados. Esta integração entre a emergência e o ambulatório permite que o cuidado seja integral.

===
Informações para a imprensa
HD Comunicação
Patrícia Gualberto | patricia.gualberto@hdpr.com.br | (21) 3478 3123 / 96702 2777
Ana Cláudia Araújo | ana.araujo@hdpr.com.br | (21) 3478 3116

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM