Bem Estar – Abril 2018

 

Alimentação equilibrada é uma forte aliada para a saúde dos idosos

Hábitos alimentares saudáveis são indicados para todos, mas há algumas peculiaridades relevantes na terceira idade que precisam ser ressaltadas. Isso acontece devido ao processo de envelhecimento, que provoca algumas mudanças comportamentais, físicas e metabólicas que exigem atenção, como a perda de massa muscular, a dificuldade de mastigação e ainda a menor absorção de alguns nutrientes.

A dieta equilibrada é responsável por contribuir com a qualidade de vida do idoso, inclusive, prevenindo e retardando o desenvolvimento de doenças.
– Os idosos tendem a apresentar comprometimentos progressivos na perda do paladar e olfato e isso interfere diretamente na alimentação. Além disso, acabam fazendo opção por preparações de fácil mastigação, geralmente a base de carboidratos, como massa e arroz, e deixando de lado, por exemplo, o consumo de carne. O ponto de atenção está na redução da ingestão de proteínas, o que é essencial para manutenção da massa magra no organismo. Portanto, a orientação é que todas as refeições tenham a presença de proteínas, mas, além de tudo, que o idoso tenha uma dieta equilibrada para prevenção, principalmente, das doenças cardiovasculares – afirma Dra. Renata Serra, geriatra do Hospital Rios D’Or.

É preciso que exista um equilíbrio entre os alimentos que dão prazer com os de maior teor nutricional. Recomenda-se evitar o consumo excessivo de doces, frituras, e carboidratos, porque o metabolismo do idoso tem uma necessidade reduzida de caloria. O consumo abusivo destes alimentos pode gerar o ganho de peso, e não de músculo, não sendo benéfico, já que se torna um idoso obeso e desnutrido, tanto de micronutrientes, quanto de macronutrientes.

– O mais indicado é que a dieta alimentar seja composta por alguns alimentos, principalmente da dieta mediterrânea, como peixes, azeites de oliva, frutas e legumes. Estes devem ser consumidos por serem nutricionalmente ricos, por terem relação com a diminuição de riscos cardiovasculares, i nclusive em relação com melhor performance de memória –destaca a especialista.

Outro fator relevante é que idosos têm tendência a ter prisão de ventre e constipação intestinal, então, inserir fibra é igualmente importante para que tenha um hábito intestinal saudável. Além disso, estimular o consumo de água e outros líquidos se faz essencial, pois com as alterações do envelhecimento sentem menos sede. O baixo consumo pode resultar em desidratação – um dos fatores que está relacionado ao delírio do idoso (que é um estado de confusão mental) e às internações hospitalares.

– Há casos em que o idoso necessita de suplementação de vitaminas e isso deve ser feito com orientação de especialista, caso a caso, ou seja, não deve fazer uso indiscriminado de polivitamínicos. 

De modo geral, a verificação para esta reposição acontece com a realização de exames laboratoriais (de sangue). O mais frequente é a identificação de deficiência ou insuficiência no organismo da vitamina D, relacionada à saúde óssea. Assim como esta, outras podem ser repostas através da própria alimentação e, caso necessário, através da suplementação acompanhada pelo especialista –conclui a geriatra.

===
Informações para a imprensa – HD Comunicação
Patrícia Gualberto | patricia.gualberto@hdpr.com.br | (21) 3478 3123 / 96702 2777
Mariana Brandão | mariana.brandao@hdpr.com.br | (21) 3478 3125

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais