Bem Estar – abr2017

 

Cirurgia Bariátrica: grande aliada no combate à obesidade severa e mórbida

 

Hospital Rios D’Or aposta em equipe multidisciplinar e alta tecnologia

A obesidade é responsável por diversos problemas de saúde, como elevação do colesterol, diabetes, pressão alta e, até mesmo doenças do coração e alguns tipos de cânceres. Independente do motivo, todos pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica têm algo em comum: o desejo por uma vida mais saudável. A perda de alguns ou de muitos quilos reflete diretamente no bem-estar, na autoestima de pessoas que sempre lutaram contra a balança, mas, principalmente, na melhoria da saúde.

O tecido adiposo em excesso é considerado tóxico para o organismo porque também permite que a gordura seja estocada em diferentes células e tecidos, prejudicando o funcionamento de todo organismo. A cirurgia bariátrica é reconhecida mundialmente por ser eficaz no combate à obesidade severa e mórbida. Embora a cirurgia seja relacionada ao trato gastrointestinal, seus efeitos contribuem diretamente no combate a doenças associadas.

– Uma equipe multidisciplinar, formada por endocrinologista, psicólogo, nutricionista e cardiologista, realiza uma avaliação detalhada do paciente para definir se a cirurgia é a melhor indicação para seu caso. Diversos aspectos são analisados como o IMC (índice de massa corpórea), doenças associadas à obesidade e levantamento do histórico para conhecimento das experiências anteriores para emagrecimento sem sucesso, com reeducação alimentar e atividade física – detalha o Coordenador de Cirurgia Bariátrica do Hospital Rios D’Or, e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Antônio Carlos Jamel Coelho.

O tipo de cirurgia ao qual o paciente será submetido é definido após avaliação multifatorial do perfil psicológico, alimentar, de doenças associadas e do grau da obesidade. No Hospital Rios D’Or, que usufrui de estrutura hospitalar e tecnologia de ponta para o acompanhamento no pré e pós-cirúrgico do paciente, as cirurgias minimamente invasivas são as mais utilizadas por oferecerem menos tempo de internação, menos dor e recuperação mais rápida. A Gastrectomia Vertical é feita por videolaparoscopia e parte do estômago é removido, enquanto que na Bypass Gástrico são feitas incisões milimétricas e, além da redução do estômago, também é criado um desvio no intestino do paciente.

De acordo com as orientações da Resolução n° 2.131/15, estabelecidas em reunião conjunta com o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina, a cirurgia é liberada apenas para pacientes com IMC igual ou maior que 40kg/m² e pode ser realizada em casos de IMC entre 35kg/m² e 40kg/m², desde que o paciente tenha comorbidades como, por exemplo, diabetes e hipertensão. O IMC é calculado a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 2016 foram realizadas no país cerca de 100 mil cirurgias bariátricas, número 6,5% maior no comparativo com 2015 quando foram realizados aproximadamente 93 mil procedimentos.

Hospital Rios D’Or – Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Hospital Rios D’Or atende a população de Jacarepaguá, assim como de bairros próximos, oferecendo excelência no atendimento, com estrutura moderna e profissionais qualificados nos setores de internação e terapia intensiva, atendimento a emergência 24 horas, e procedimentos cirúrgicos, para pacientes adultos e crianças. O Centro Cirúrgico do Rios D’Or é composto por 6 salas, onde os mais diversos tipos de cirurgias são realizadas, e o hospital conta também com o Centro de Intervenção Cardiovascular, equipado para procedimentos de alta complexidade.

 

Além disso, o Consultório Médico do Hospital Rios D’Or disponibiliza de mais de 30 especialidades cirúrgicas e clínicas como urologia, proctologia e oncologia, além de exames laboratoriais e de imagem que completam o diagnóstico.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM