As Pastorais e Grupos de Serviço do Loreto

Você sabia que na paróquia Nossa Senhora de Loreto, existe uma gama variada de pastorais? Pois a partir desta edição vamos falar sempre das diversas atividades pastorais disponíveis em nossa comunidade.

Antes, porém, é preciso entendermos o que fazem as pastorais:

As Pastorais são responsáveis por acolher, resgatar, cuidar, comunicar, inserir. Cada uma seguindo sua vocação, mas na verdade todas com um mesmo objetivo: Levar a Palavra de Deus àqueles que precisam. E o que é uma pastoral? Nosso pároco, Padre Sebastião Cintra nos explica que “é uma atividade de serviço para os irmãos e que configura um cuidado, uma acolhida. Como o papa Francisco diz, precisamos ser uma Igreja aberta, que cuida, que sai de si e que vai ao encontro. Pastoral, continua ele, nos dá essa ideia de cuidar das ovelhas, o pastor que oferece o alimento e proteção. É cuidar e proteger. A pastoral tem a ver com isso.”

Existem pastorais e grupos de serviços.  Por exemplo: o ECC, EPVM, Fé e Dons entre outros, são grupos de serviço. A Pastoral familiar agrega estes e outros grupos. Existem Pastorais mais voltadas para os Sacramentos e outras para o serviço como a Pastoral do Dízimo e da Ação Social.

Tanto as Pastorais como os grupos de serviço ou de vivência, como também são chamados, são muito importantes para a vida da comunidade, pois são locais onde se cultivam amizades e aprofundam temas específicos, dentro do proposto de cada um, além de traçarem suas metas e dividirem as tarefas.  É muito importante a continuidade dos encontros, que devem ocorrer com frequência predeterminada, de forma que gerem vínculo entre os participantes.

Infelizmente, existem grupos e pastorais que fazem falta em nossa paróquia.  Alguns que até existiam, porém foram se findando pela falta de iniciativa e participação de pessoas interessadas. E esse tem sido um grande problema a respeito das pastorais no Loreto, quando necessitamos de uma organização do grupo ou da pastoral e essa não está funcionando ou funcionando precariamente, sobrecarregando os que perseveraram.

Na pastoral da saúde, por exemplo, faltam pessoas para trabalhar.  “O ambulatório até tem funcionado um domingo por mês, de manhã, mas a visitação, o atendimento da pessoa doente em casa ou no hospital, o fazer companhia, a Leitura do Evangelho, a oração com o doente, é o cuidado que a pastoral da saúde tem que ter, pois como Jesus disse ‘eu estava doente, na prisão e fostes me visitar’ (Mateus 25)”. Onde estão as pessoas que poderiam desenvolver esse tão lindo serviço?

Existem Pastorais que da mesma forma, por falta de agentes, como a Pastoral da Esperança, deixou de funcionar a nível paroquial, passando a funcionar, no Cemitério do Pechincha, com agentes de todo o vicariato. Nem é necessário dizer o quão importante é o trabalho dessa Pastoral, que presta um serviço de amor ao próximo, no momento de sua dor mais profunda.

Por isso, a preocupação de formarmos muito bem os agentes pastorais, pois para que perseverem precisam entender profundamente o chamado a que respondeu.

Para auxiliar na organização da pastoral, todas devem ter um assistente espiritual, que ajuda na formação, acompanha o grupo para instruir e saber como está trabalhando.

Se você está se perguntando se é necessário algum pré-requisito para ingressar numa pastoral ou grupo, o Padre Sebastião responde:

“Basta querer, ser disponível e ter muito amor para partilhar com os outros”. Apenas existem alguns conselhos, por exemplo, para ser catequista é necessária uma preparação, é bom que a pessoa possa dar o exemplo de vida e participação na igreja.  Já para um serviço da liturgia por exemplo, precisa de uma pessoa que consiga ler em público por exemplo. Se a pessoa está impossibilitada de fazer parte de um grupo porque ainda não recebeu ou não pode receber algum sacramento, existem várias opções de grupos onde podem atuar. Apesar disso ainda existem muitas pessoas que tem como participar, mas não se disponibilizam.

Além de precisarmos de reforço em algumas pastorais, existem algumas que ainda não temos, como a carcerária-COMIPA, a pastoral missionária (não temos, muito alimentada), pastoral da criança, pastoral da sobriedade, entre outras.

Para quem quiser iniciar um novo grupo ou uma pastoral, basta reunir o grupo e conversar com o pároco.

O padre Sebastião deixa um recado para todos: ]

“Rezem para que os membros das pastorais os acolham. E venham participar de pastorais não fiquem como meros assistentes das pastorais, coloquem seus dons a disposição!”. Entre em contato com a secretaria e/ou os coordenadores de cada grupo.

As pastorais e grupos que estão ativos atualmente no Loreto são: Liturgia, Música, MESC, Coroinhas, Acolhimento, Fé e Dons, Grupos de Oração, Mãe e Rainha, Cursos da Palavra, Oficina de Oração e Vida, Ação Social, Terceira Idade, Saúde, Alfabetização de Adultos, Fé e Política, Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Liga Católica, ECC, EPVM, ENS, Santificação das Famílias, PJ, EAC, EJC, MEJ, Juventude Missionária, MAC, Iniciação Cristã de Crianças e de Jovens e Adultos, Catequese para Crianças Especiais, Dízimo, Pastoral da Comunicação, Equipe de Eventos e Campanha da Fraternidade, alem do Setor Juventude e Pastoral Familiar.

Tayago e Tamara

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM