Apostolado da Oração

Em tempo de Quaresma – oração, jejum e esmola – nossa equipe foi tirar dúvidas que você sempre teve e/ ou detalhes que você não sabia sobre um grupo muito especial e que tem muito a ver com essa época. Quem nunca ficou curioso com aquelas “fitinhas” vermelhas em alguma missa? Nesta edição entrevistamos a presidente do Apostolado da Oração, Dilma e um membro, a Dayse. Duas pessoas que estão no grupo há um tempo e que tiraram essa e outras dúvidas desta equipe que tem como principal base, a oração como o próprio nome já diz.

  • O que é o Apostolado da Oração?

É um SERVIÇO, não exatamente uma pastoral. Uma associação de fiéis que tem uma atuação na base, promovendo a irradiação da vida cristã, a espiritualização da comunidade, a evangelização e colaborando nas atividades paroquiais como por exemplo de promoção humana e assistência social.

 

  • Quantas pessoas mais ou menos fazem parte do grupo e como vocês se dividem nas tarefas?

Hoje temos mais ou menos umas 40 pessoas fazendo parte do apostolado que participam das atividades. Nossa estrutura compreende um presidente, um vice – presidente, duas secretárias, um tesoureiro e os membros associados do Apostolado. Isso aqui no Loreto, pois o Apostolado da Oração é um grupo internacional e onde se você for em qualquer canto do mundo, temos as mesmas identificações e diretrizes que seguimos. Infelizmente pouquíssimos são os jovens que participam do grupo.

  • Como são as atividades que o Apostolado da Oração exerce?

Como principais atividades, temos o culto ao Sagrado Coração de Jesus, o oferecimento do dia com orações (oferecimento diário rezando pelas intenções mensais do Papa, as cerimônias de zelados e zeladores, as missas em honra do Sagrado Coração de Jesus, a adoração e benção do santíssimo Sacramento e orações do santo Rosário diariamente como devoção a Maria Santíssima. Além disso, temos a consagração ao Sagrado Coração de Jesus (individual, das famílias, municípios, Estado…) e também a entronização. Entronização, é uma cerimônia para colocar Jesus no TRONO; normalmente os membros do apostolado vão até uma casa que solicite, para ali entronizar uma imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus (como uma das grandes promessas do Santíssimo Coração de Jesus – “A minha benção pousará sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração”).

 

  • Como são feitas as reuniões e/ou encontros de aprofundamento?

Com o nosso dirigente espiritual, nós temos durante todo o ano as reuniões mensais (primeira sexta – feira do mês, após a missa) e, na Paróquia de Sant’Ana, temos também a oração do terço da misericórdia com a participação de um Vicariato a cada mês.

Além disso, temos ainda:

Adoração ao Santíssimo Sacramento e benção – na véspera da primeira sexta feira.

Retiro espiritual – em junho (preparando para o recebimento da fita)

Via Sacra toda sexta – feira durante a quaresma após a nossa missa.

 

  • Como fazer para se tornar um membro do Apostolado da Oração?

Primeiramente as pessoas que quiserem se associar, devem começar a frequentar pelo menos nove missas das primeiras sextas-feiras do mês que são as nossas missas do Apostolado (outra promessa do Santíssimo Coração de Jesus – “A todos que comungarem nas primeiras sextas – feiras de nove meses seguidos darei a graça da perseverança final e da alvação eterna”). Quando alguém é convidado, normalmente por um membro da associação, aquele membro passa a ser seu “zelador” e com isso se torna responsável pelo seu convidado. Após participar de no mínimo nove dessas nossas missas, com o consentimento do padre Diretor Espiritual– Padre Miguelito – a pessoa convidada recebe um “título” de “zelado”, pois conseguiu cumprir esse primeiro passo. No Loreto, a pessoa que passa por esse “estágio” no Apostolado, recebe uma primeira “fitinha”, mais fina que a tradicional fita vermelha e que é uma lembrança de sua pertença à associação.

Com o passar de aproximadamente dois anos no grupo, com a autorização do padre, a pessoa se torna então um “zelador” e recebe a “fitinha” vermelha, representando que é associado ao Apostolado da Oração.

A vocação dos fiéis ao apostolado inclui duas condições básicas: União vital com Cristo (Oração e Eucaristia) e atividade externa (ação apostólica).

Para os bem jovens, o MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) é o caminho do Apostolado da Oração (a antiga Cruzada Eucarística).

 

  • Existem percalços no caminho do grupo?

Infelizmente todo grupo tem. Um obstáculo que, na nossa paróquia as pessoas enfrentam para se associar, é o horário das nossas missas nas primeiras sextas-feiras do mês. Por serem às 7 da manhã, muitas pessoas acabam não se acostumando ou não conseguindo participar. Todavia, é um SERVIÇO ao qual a pessoa se compromete. Ela se sente cada vez mais próxima de Deus por estar orando não só por ela mesma, mas também por todo o mundo, inclusive por pessoas que ela sequer conhece. Quando alguém presta esse serviço, percebe um sentimento que vem de dentro para fora, não o contrário. Só a fé explica e com isso, o horário passa a ser o menor dos problemas para estar no serviço DEle. Outra dificuldade é a perseverança, a assiduidade.

 

  • “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, em todas as reuniões essa frase é citada. Como as pessoas podem viver esse tempo de Quaresma seguindo um exemplo de Apostolado da Oração mesmo que apenas em seus lares?

O principal é a oração, viver em oração. E ainda mudar seu interior, pois não adianta alguém estar em dia com as suas orações e tomar atitudes erradas, com a sua família, com o próximo … A conversão diária é a principal chave. E, naturalmente, a participação frequente às missas dominicais, o que auxilia muito a renovar a fé a cada dia e viver uma boa quaresma em comunhão com Deus.

 

Curiosidade:

Muitos começaram a fazer parte do Apostolado da Oração em momentos quando perceberam sua fé abalada, afastada, precisando ser fortalecida ou mesmo precisando apenas de um empurrãozinho para tomar um rumo. A partir do momento em que se preocupa com um outro irmão para convidá-lo e ser seu zelador, há um cuidado maior ainda com Cristo.

“Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25:35-40)

Aqui fica o nosso convite juntamente com o Apostolado da Oração, para que possa crescer ainda mais na fé servindo à comunidade, a toda a Igreja e contribuindo para a salvação do mundo. Estamos aqui pois viemos para servir. Venha caminhar conosco. Ponha-se em serviço e o doe para a comunidade. Doar-se pelo seu irmão é o maior ato de esmola que se pode fazer nesta Quaresma, à imitação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM