Aniversário de “O Mensageiro”

Em dezembro de 2015 nosso “O Mensageiro” completa 32 anos.

Sua primeira edição data de 08.12.1984. O nome do nosso periódico foi resultado de um concurso entre nossos paroquianos e ele nasceu como um segmento do Serviço de Comunicação Social com o objetivo de divulgar não só as obras e a Palavra de Deus, como também o dia-a-dia de nossa Comunidade Paroquial.

Em seu primeiro editorial Pe. Sebastião ressaltava que a iniciativa era uma resposta aos anseios da comunidade de ter um meio de comunicação e divulgação das atividades paroquiais, preenchendo uma lacuna e que ele servisse de elo entre as pastorais e de incentivo para os paroquianos que ainda não estavam engajados, além de testemunho para quem estava fora da paroquia, “promovendo um crescimento conjunto, acompanhando os nossos passos para sermos cada vez mais evangelizadores e testemunhas de Jesus”.

Em sua primeira edição o jornal dedicava uma pagina inteira ao dizimo, discorrendo sobre os fundamentos bíblicos de sua instituição e, conclamando toda a Comunidade a contribuir para a manutenção e o desenvolvimento da Comunidade Cristã.

O jornal convidava para a I FESOJA, com 22 barracas de vários países, estados e entidades, noticiando os pré-eventos que haviam sido realizados para angariar fundos para a realização da festa.

“O Mensageiro” trazia uma coluna com o sugestivo titulo “O que vai pelas pastorais” onde detalhava a característica de cada uma e suas atividades naquela oportunidade, datas e locais de reunião.

Pela leitura da coluna vemos que a Ação Social, convidava a todos para auxiliar na Campanha do Quilo, que se realizava todo o primeiro domingo do mês, e que ela assistia 47 famílias na época, um número crescente que hoje é de mais de 100 famílias.

O ECC realizava seu 100 encontro, hoje realizamos o nosso 710 encontro.

O EAC realizava o 10 Encontro de Adolescentes da Cidade de Deus.

A Catequese reunia no Loretão 2.000 crianças para o Encontro de Crianças da Catequese. Na celebração realizada na ocasião, estavam 9 padres Barnabitas, que estavam participando de reunião de Superiores Provinciais Barnabitas, além de Pe. João e Pe. Sebastião.

A Pastoral da Crisma informava que 96 jovens da Paroquia receberam o Sacramento e dentre eles alguns receberam também a Primeira Eucaristia.

O Jornal noticiava ainda a reunião dos Superiores Provinciais Barnabitas, realizada excepcionalmente no Rio de Janeiro, no ensejo das comemorações do 750 aniversario do Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria.

Uma das colunas também era dedicada à divulgação dos aniversários dos paroquianos no mês da publicação do jornal.

Como ocorre atualmente, com nosso O Mensageiro, hoje em formato de revista, a distribuição do jornal era gratuita, mas solicitava-se aos paroquianos que contribuíssem com a sua produção doando qualquer valor. Vimos também que os patrocinadores já ajudavam na época. Foi, então, motivo de grande alegria para nós, mais novos na coordenação, quando percebemos que o nosso querido Pestana é anunciante desde a primeira edição!

Queremos, portanto, nessa oportunidade agradecer a ele e a todos os anunciantes que garantem todos os meses a publicação da revista.

Estamos muito felizes em contarmos essa história, pois transcorridos 32 anos, onde tantas pessoas diferentes já tiveram o privilégio de contribuir com ela, o seu objetivo não mudou e tão pouco o resultado. Mesmo com a evolução tecnológica, onde a informação viaja a velocidade da internet e aos quais estamos tão adaptados, nosso periódico continua sendo um dos principais meios de comunicação, de registro, de oportunidade de evangelização da nossa comunidade de fé.

 

Queremos dar os parabéns a todos àqueles que lutaram, que não desistiram diante das dificuldades, que bem conhecemos e que temos que enfrentar para manter toda a estrutura funcionando, e a todos os que trabalham, dia a dia, para que essa história possa ser contada ainda por muitos e muitos anos.

Pascom-Loreto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM