Aniversário de “O Mensageiro”
Em dezembro de 2015 nosso “O Mensageiro” completa 32 anos.
Sua primeira edição data de 08.12.1984. O nome do nosso periódico foi resultado de um concurso entre nossos paroquianos e ele nasceu como um segmento do Serviço de Comunicação Social com o objetivo de divulgar não só as obras e a Palavra de Deus, como também o dia-a-dia de nossa Comunidade Paroquial.
Em seu primeiro editorial Pe. Sebastião ressaltava que a iniciativa era uma resposta aos anseios da comunidade de ter um meio de comunicação e divulgação das atividades paroquiais, preenchendo uma lacuna e que ele servisse de elo entre as pastorais e de incentivo para os paroquianos que ainda não estavam engajados, além de testemunho para quem estava fora da paroquia, “promovendo um crescimento conjunto, acompanhando os nossos passos para sermos cada vez mais evangelizadores e testemunhas de Jesus”.
Em sua primeira edição o jornal dedicava uma pagina inteira ao dizimo, discorrendo sobre os fundamentos bíblicos de sua instituição e, conclamando toda a Comunidade a contribuir para a manutenção e o desenvolvimento da Comunidade Cristã.
O jornal convidava para a I FESOJA, com 22 barracas de vários países, estados e entidades, noticiando os pré-eventos que haviam sido realizados para angariar fundos para a realização da festa.
“O Mensageiro” trazia uma coluna com o sugestivo titulo “O que vai pelas pastorais” onde detalhava a característica de cada uma e suas atividades naquela oportunidade, datas e locais de reunião.
Pela leitura da coluna vemos que a Ação Social, convidava a todos para auxiliar na Campanha do Quilo, que se realizava todo o primeiro domingo do mês, e que ela assistia 47 famílias na época, um número crescente que hoje é de mais de 100 famílias.
O ECC realizava seu 100 encontro, hoje realizamos o nosso 710 encontro.
O EAC realizava o 10 Encontro de Adolescentes da Cidade de Deus.
A Catequese reunia no Loretão 2.000 crianças para o Encontro de Crianças da Catequese. Na celebração realizada na ocasião, estavam 9 padres Barnabitas, que estavam participando de reunião de Superiores Provinciais Barnabitas, além de Pe. João e Pe. Sebastião.
A Pastoral da Crisma informava que 96 jovens da Paroquia receberam o Sacramento e dentre eles alguns receberam também a Primeira Eucaristia.
O Jornal noticiava ainda a reunião dos Superiores Provinciais Barnabitas, realizada excepcionalmente no Rio de Janeiro, no ensejo das comemorações do 750 aniversario do Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria.
Uma das colunas também era dedicada à divulgação dos aniversários dos paroquianos no mês da publicação do jornal.
Como ocorre atualmente, com nosso O Mensageiro, hoje em formato de revista, a distribuição do jornal era gratuita, mas solicitava-se aos paroquianos que contribuíssem com a sua produção doando qualquer valor. Vimos também que os patrocinadores já ajudavam na época. Foi, então, motivo de grande alegria para nós, mais novos na coordenação, quando percebemos que o nosso querido Pestana é anunciante desde a primeira edição!
Queremos, portanto, nessa oportunidade agradecer a ele e a todos os anunciantes que garantem todos os meses a publicação da revista.
Estamos muito felizes em contarmos essa história, pois transcorridos 32 anos, onde tantas pessoas diferentes já tiveram o privilégio de contribuir com ela, o seu objetivo não mudou e tão pouco o resultado. Mesmo com a evolução tecnológica, onde a informação viaja a velocidade da internet e aos quais estamos tão adaptados, nosso periódico continua sendo um dos principais meios de comunicação, de registro, de oportunidade de evangelização da nossa comunidade de fé.
Queremos dar os parabéns a todos àqueles que lutaram, que não desistiram diante das dificuldades, que bem conhecemos e que temos que enfrentar para manter toda a estrutura funcionando, e a todos os que trabalham, dia a dia, para que essa história possa ser contada ainda por muitos e muitos anos.
Pascom-Loreto