Anchieta, o Apóstolo do Brasil

José de Anchieta S. J. nasceu na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, em 19 de Março de 1534, descendente da nobreza canária. Tinha parentesco com os Loyola, daí o interesse de Anchieta com o fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola.

 

Aos quatorze anos de idade, foi enviado para estudar em Portugal, por causa da sua ascendência judaica, que vem por meio do avô materno, pois na Espanha estava havendo uma rigorosa Inquisição. Ingressou na Companhia de Jesus em 13 de Maio de 1551 como noviço.

Atuação no Brasil

Em 13 de julho de 1553, vítima de uma grave enfermidade, deixou os estudos e viajou para o Brasil, com menos de 20 anos, desembarcando em Salvador, mas lá ficou menos de três meses, sendo mandando para a Capitania de São Vicente, hoje São Paulo, com o Pe. Leonardo Nunes, onde conheceria Pe. Manuel da Nóbrega. Com o intuito de catequizar e ensinar latim aos índios acabou aprendendo a língua Tupi, com eles.

Em 25 de janeiro de 1554 fundou, com o Pe. Manoel da Nóbrega, no planalto de Piratininga, o Colégio de São Paulo, um colégio de jesuítas do qual foi regente. Sabe-se que esta foi a data da fundação de São Paulo por causa de uma carta de Anchieta aos seus superiores da Companhia de Jesus, na qual dizia: “A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!” Não imaginava nosso jovem vocacionado, ordenado padre somente em 1566, que ao redor do colégio e da pequena capela ia-se formar o que temos hoje, uma das maiores metrópoles do mundo, a Cidade de São Paulo.

O religioso cuidava não apenas de educar e catequizar os indígenas, como também de defendê-los dos abusos dos colonizadores portugueses que escravizavam e tomavam as mulheres para gerarem filhos para terem mais mão de obra.

Depois dirigiu o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro por três anos. Em 1577 foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, função que exerceu por dez anos, sendo substituído em 1587 a seu próprio pedido. Foi então para o litoral do Espírito Santo, mas teve ainda de dirigir o Colégio dos Jesuítas em Vitória. Em 1595 obteve dispensa dessas funções e conseguiu retirar-se definitivamente para Reritiba, que hoje é chamada Anchieta em sua homenagem, aonde veio a falecer, mas não sem antes escrever a primeira gramática tupi-guarani chamada “Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil”, que foi publicada em Coimbra em 1595, entre outras publicações, como “Poema à Virgem”, por isso é também conhecido como o “Poeta e Apóstolo do Brasil”.

Por onde passou nosso Santo, deixou suas pegadas, representadas por inúmeras realizações em favor do nosso país.

O museu de Anchieta, que foi local onde residiu até sua morte, fica localizado em um ponto privilegiado do litoral do ES, por sua beleza.  Lá se pode visitar o seu quarto, sua capela de orações pessoais, escritos, relíquias, peças da cultura indígena que ele guardou como lembrança das aldeias por onde passou.

 

Contribuiu: Michele Amaral – Teóloga, responsável pela Tutoria do Curso de Iniciação Teológica à Distância da PUC, no Loreto.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM