“Na busca da vocação é dando pequenos passos que fazemos o caminho, e em cada pequena descoberta é dita uma nova palavra da grande mensagem de Deus.”
Primeiro dia do Primeiro Curso de Formação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, agora MESCS, do nosso Vicariato de Jacarepaguá. Expectativa, ansiedade, e até tensão mesmo, pois quanta responsabilidade! Na chegada, além das ótimas instalações e belo espaço do Instituto Nossa Senhora da Piedade, a acolhida alegre e carinhosa. Só do Loreto foram 23 candidatos a Ministros. Ao todo, 84, das diversas paróquias e capelas de nosso Vicariato. Além dos candidatos, todos os Coordenadores de MESC, o Vigário Episcopal, Cônego Jan Kaleta, a Coordenadora Vicarial dos MESC e Organizadora do Curso, Maria Carolina Amorim, e a cada final de semana, representantes das Pastorais de Acolhimento de cada paróquia. Para animar os ainda tímidos candidatos e dar o tom espiritual necessário, foram convocados os que tivessem o dom e Ministério da Música. Logo apareceram cantores, som e violão e estava formado o simpático e alegre quarteto que nos acompanhou durante todo o curso.
Como rimos, choramos, oramos e nos emocionamos juntos! Seria preciso escrever um livro e não um artigo para descrever tudo o que aprendemos e passamos. Foi muita emoção e tanto aprendizado.
Logo na primeira palestra, Padre Jan colocou bem as noções e deveres do Ministério: fé e vivência, buscar o conhecimento, o Amor pela Eucaristia e a disponibilidade. Ser MESC é uma graça, uma dádiva que requer cuidado e responsabilidades e acima de tudo humildade, pois somos apenas servos, de um Deus vivo.
Após o lanche, A Coordenadora Vicarial dos MESC, Maria Carolina, colocou as normas e orientações da Arquidiocese, e indicou livros para maior conhecimento e entendimento.
E assim foi a cada final de semana, durante um mês e meio, a princípio pareceu muito, longe de casa, rotina e família. Mas aos poucos tomamos gosto e vontade de que se estendesse por mais tempo.
Como esquecer do contagiante amor e zelo pela Eucaristia nos passado por Padre Frederico Juarez, dos Legionários de Cristo; aprofundar-nos na beleza dos sacramentos que o Senhor nos deixou, com dona Maria da Graça Marques; estar mais ciente dos aspectos de uma celebração, com o Cônego Antônio Moraes, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Liturgia; da interpretação da Palavra de Cristo na Sagrada Escritura com o Coordenador da Catequese da N.S. de Fátima, Alexandre de Andrade; admirar ainda mais a Maria, mãe do Santíssimo Sacramento e primeiro Sacrário, com a Irmã Gabriela, das Irmãzinhas de Belém; conhecer as sábias palavras de João Paulo II na Carta Apostólica Dies Domini com Alexandre Mendes; discorrer o Ano Litúrgico com Frei Sebastian Del Rio, da Paróquia Santo Agostinho; ater-nos a postura de um Ministro da Sagrada Comunhão, com a firmeza e dedicação da Coordenadora Vicarial dos MESC, Maria Carolina; saborear a presença carismática e o exemplo de Frei Anselmo Fracasso, que tanto nos ensinou com sua alegria e amor à vida e a devoção e espiritualidade ao Cristo Eucarístico, e que conosco realizou um maravilhoso momento de Adoração ao Santíssimo. E ainda: o vigor e a tenacidade das palavras do Diácono Vinícius Garcia, médico e perito do tribunal Eclesiástico, ao falar da Psicologia do doente, dos cuidados e delicadeza que se deve ter; a exposição dos objetos litúrgicos e seus devidos usos e finalidades, com Maria Carolina e ainda com ela aprender a simplicidade dos gestos e palavras de uma Celebração da Palavra feita por um Ministro; quantos esclarecimentos ao ouvir Padre Evandro José, coordenador da Catequese na Arquidiocese, discorrer o importante serviço no Ministério da Consolação e Esperança; na presença de Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Auxiliar do Rio e responsável pelos MESC na Arquidiocese, perceber a importância dos fundamentos e ritos no memorial e sacrifício que compõem a nossa missa, em que a Sagrada Eucaristia é a fonte e ápice, como em nossa vida.
E mais: conhecer um pouco mais sobre a relação entre a vida dos santos e a Eucaristia, com o Diácono Joaquim Santos;
assistir a uma peça teatral sobre a vida de São Tarcísio, patrono dos MESC, feita e organizada por jovens, como ele foi; receber as orientações bem humoradas mais firmes, de Dom Edson Homem de Castro, Bispo Animador de nosso Vicariato, quanto aos cuidados ao servir o Cristo Eucarístico.
No último dia, a Santa Missa, presidida por Padre Jan, co-celebrada com Padre Miguelito, orientador dos MESC no Vicariato e com a presença dos familiares. A emoção já tomava conta de todos. Para os candidatos, ainda uma surpresa: a organização do curso trouxe uma Orquestra de Sopros e Metais que nos brindou com adoráveis momentos de música clássica e moderna. Como foram também carinhosas as visitas dos párocos de cada comunidade, que nos prestigiaram com suas presenças e palavras de incentivo.
Como aquelas semanas passaram rápido! Que possa permanecer em nós não só a alegria de receber o certificado, a lembrança dos deliciosos lanches e conversas partilhadas, as amizades que se fortaleceram ou se firmaram. Mas principalmente o espírito de humildade e servidão. Que cada momento com o Cristo Eucarístico seja especial e único, com o zelo e o cuidado que Ele merece. Estar sempre preparados, manter nossa força na oração, e nunca deixar cair na rotina o que para nós é uma honra e graça. Nós não somos nada, mas Ele é tudo.
Mas não podemos dizer que acabou, é o começo. Em setembro, dia 1º, teremos o retiro de um dia inteiro para matar as saudades e refletir. E a Investidura, dia 15, na Catedral, quando seremos oficialmente imbuídos desta Missão. O Espírito Santo nos ilumine Nossa Senhora nos proteja e Jesus nosso Senhor nos conduza.
Andréa Petrungaro |