Reuniu-se o Conselho Pastoral no dia 28 de junho, às 20:30h, sob a direção do Pároco, Padre Francisco. Estavam presentes, representando as pastorais, os agentes: Cadu e Maria Lúcia, Ação Social; Claudio e Simone, EAC; Rosina, Catequese Especial;
Solange, Romaria a Aparecida; Fábia, Curso de Noivos e Capela São Sebastião; Neíte, ECC; Vera e Oliveira, Pastoral da Terceira Idade; Irmã Cristina, Catequese; Sônia, Oficinas de Oração e Vida; Sandra, Acolhimento; Irmã Elci, Casa de Betânia;
Alexandre, Renovação Carismática; Iara, Santificação de Matrimônio; Luiza, Liturgia; Vilma, Grupo de Oração Jesus Ressurgiu; Marisa, Fé e Dons e Escola de Alfabetização de Adultos; Terezinha, Pastoral da Saúde; Leila Márcia, Catequese de Adultos; Nizette, Pastoral Vocacional; Cabeça, PJ; Zamoura, Pastoral da Alegria e Carnês; Zélia, MESC; Ailsa, Secretária; Helia e Andréa, O Mensageiro; Padre Miguelito;
Leitura: Mt 8, 18-22;
O que podemos observar é que o Evangelho é exigente, mas a nossa decisão não é livre. Esta decisão não é nossa, na verdade, é d'Ele. Deveríamos ser capazes de renúncias fortes como no texto da Palavra: "Mestre, quero te seguir, mas antes devo enterrar meu pai"... E Jesus "diz:" Os mortos "que enterrem os mortos". Naturalmente existem muitos modos de seguir a Jesus.
Mas seja qual for a nossa vocação, exige de nós uma renúncia. Depois de Jesus, seremos diferentes, não seremos mais os mesmos. Exige mudanças em nós; ou pertencemos a Ele, ou não.
Não basta levar uma vida medíocre, precisamos nos comprometer. Como Jesus fez. Não podemos ser "bonzinhos", "mornos". Ou se está do lado do bem ou do mal. Não dá para ser imparcial ou "em cima do muro". Isto, em todos os aspectos de nossa vida: na vida pastoral, na vida particular, na vida social.
Como no nosso Conselho: esta não é uma hora de anúncios de festas e eventos. Não podemos nos ater em datas. Para isto temos o "Conselhão" no final do ano, com toda a programação.
Não vou ficar dando mil avisos. O próprio povo não agüenta mais. Só dou 2 avisos: o do Dízimo e algo que for necessário para a paróquia. Todo mundo já sabe tudo o que vai acontecer. Até porque só interessa o que é primordial. Temos que ser práticos e objetivos. Não devemos ser repetitivos, e sim criativos, inclusive ao servir ao irmão, seja nas atividades da paróquia, nas festas, nas adorações. E também, volto a dizer, prestigiar as outras pastorais. Cada um só pensa em si. Não precisamos disso. Na missa, por exemplo, depois da benção, chega de tantos avisos.
As pessoas acabam nem se interessando, vão embora e nem comparecem. É até perda de tempo. Inclusive em nosso conselho, vamos colocar apenas o que é primordial e importante para cada mês. E vamos comparecer sempre, não só quando queremos divulgar algo de nosso interesse.
Ação Social: Primeira semana do mês, sempre a Campanha do quilo, doação dos alimentos. Precisamos agora, de doação, de transporte, para apanhar doação de camas, armários, coisas grandes. Agradecemos toda e qualquer ajuda.
EAC: Dia 7/7 é a última atividade deste semestre. Depois entramos de férias e só retornamos em agosto.
Catequese Especial: Tudo correndo bem, e entramos em férias dia 07/07.
Romaria a Aparecida: A representante entregou um convite a cada pastoral, informando que a viagem deverá ser no dia 25 de agosto. O Pároco pediu a todos que possam participar, que aproveitem esta ocasião. Padre Miguelito provavelmente, acompanhará o grupo.
ECC: A pedido do pároco será realizada, pela segunda vez em nossa paróquia, a Feira das Pastorais. Será no domingo, dia 19/8, para aproveitar o movimento das missas e fazer um almoço em parceria com a Ação Social, para arrecadar fundos e ajudar a paróquia. O objetivo é divulgar o trabalho das pastorais junto à comunidade. Será preciso a mobilização de todas as pastorais.
Pastoral da Terceira Idade: Estão se reunindo de 15 em 15 dias.
Catequese: Dia 07/07, Primeira Expo-Rio Catequese, de 08h às 16h, no Colégio Imaculado Coração de Maria, no Méier.
Apresentação do grupo de catequizandos da Catequese do Loreto, às 15h, com uma peça de teatro. Dias 5,7 e 8 de julho, último encontro da Catequese do semestre. Dia 14/7, Olimpíada da Perseverança, no Colégio Nossa Senhora do Amparo, de 8h às 12h. Dia 8/7, às 15h, no CEPAR, Formatura dos Cursos Mater Ecclesiae e Luz e Vida. O celebrante será Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Agradecem todas as contribuições para a Festa Junina da Catequese dia 23/6. As irmãs querem fazer a Adoração da terceira semana de agosto com a Pastoral Vocacional, para realizar um grande momento de Adoração com as famílias que se preparam para a Primeira Comunhão, em setembro.
Oficinas de Oração e Vida: Encerra as atividades do semestre dia 01/07, com um retiro das 8h às 16h, no Colégio São José, no Capenha e voltam às atividades na primeira semana de agosto.
Acolhimento: Realizam um Retiro dia 01/09, durante todo o dia, no CEPAR.
Betânia: Agradecem a todos que contribuíram para a realização do sétimo aniversário da Casa de Betânia e que assim pode continuar seu trabalho de inclusão social. O Bispo Animador do Vicariato, Dom Edson de Castro Homem, vai presidir a Liturgia das 10h no dia 29/7. A diretora pediu a presença do Pároco e a ajuda da equipe de Liturgia na organização da celebração.
Renovação Carismática: Continua pedindo a ajuda e a adesão de todos no abaixo-assinado protestando contra a Lei do Aborto.
Solicita, também, a divulgação em todas as pastorais. Foi sugerido que se faça um plantão em todas as missas.
Santificação de Matrimônio: Celebram Santificação dia 29/6.
Liturgia: As atividades do Tríduo de Santo Antônio Maria Zacaria acontecem nos dias 02, 03 e 04/07, e na quinta feira, 05/07, dia dedicado ao santo, missa solene no Loretão, às 19:30h. No sábado, dia 07/07, às 8:30h, começam as 40h de Adoração com a participação de todas as pastorais e a Comunidade, cada qual no seu horário, entregue a cada coordenador. O encerramento acontece na missa das 19h do domingo 08/07.
Grupo de Oração Jesus Ressurgiu: No mês de julho, a Renovação Carismática comemora 40 anos no Brasil. No dia 30/07, o Grupo de Oração celebra seu vigésimo oitavo aniversário com uma missa.
Fé e Dons: Faz seu aprofundamento dia 01/07.
Pastoral da Saúde: O horário de visitas no Hospital Cardoso Fontes mudou e está coincidindo com o horário da missa. Por isso o horário da missa volta a ser às 15h.
Catequese de Adultos: Receberam novos catequistas, portanto, vão abrir novas turmas para o próximo semestre.
Capela São Sebastião: Agradecem as doações e a participação na Festa Julina, dias 6 e 7/7, no Bosque dos Esquilos.
Pastoral Vocacional: A Adoração do dia 19/7 será de responsabilidade da Pastoral da Saúde, Movimento Fé e Dons, Acolhimento e Leigos de São Paulo.
O Mensageiro: Volta a lembrar que o prazo final para mandar avisos e artigos para o jornal é dia 10. Na Agenda do Mês só serão publicadas as atividades mais importantes da Paróquia.
MESC: O encerramento do Primeiro Curso de Formação de MESCS do Vicariato de Jacarepaguá foi dia 24/6. Agradecem imensamente a disponibilidade, boa vontade e organização da Pastoral da Acolhida durante o lanche após o encerramento.
PJ: Agradecem a participação e a ajuda na realização de seu retiro, em junho, no CARIT.
Pastoral da Alegria e Carnês: A contribuição e a participação com os primeiros carnês foram um sucesso. Conseguiram arrecadar R$ 95 mil reais para as obras. Agora lançam o "Kit Pastoral": São 15 carnês para cada pastoral. Todos devem ajudar. Há valores acessíveis para todos participarem. A Igreja está precisando urgentemente de obras.
Padre Francisco: Gostaria de falar mais uma vez sobre a questão dos avisos. Em alguns sábados, eu me vejo com pelo menos uns 24 avisos. A missa não é lugar para vender e anunciar festas e convites. Para isso podem organizar murais de avisos, para que todos os vejam. Na hora da missa não temos a obrigação de ficar escutando e anotando avisos, as pessoas nem dão atenção, só se for antes da missa. Depois que termina a celebração, todos vão embora. Existem até pessoas que chegam pelo meio da missa e vão embora antes de acabar. Os avisos paroquiais importantes devem ser dados antes; após somente o Dízimo. Vamos falar enquanto as pessoas ainda dão atenção. Também devo dizer que se canta demais, se escuta de menos e se fala demais durante a missa. Quando se fala de doações, de ensinamento, de campanhas de ajuda, o povo até foge. Vocês podem trabalhar isto em suas pastorais. É lamentável nossa paróquia não ter esta união, por outro lado, recebemos tantos elogios, porém somos egoístas: É Deus por todos e cada um por si. Nossa paróquia ainda é muito desunida. A comunidade só se movimenta para o que é de interesse pessoal, ou de sua própria pastoral. Nós devemos ser um todo. Temos que aprender a caminhar juntos.
Ainda não fazemos isso. Temos que acatar os avisos como uma decisão da paróquia, da comunidade. Colocar objetividade, senão ninguém ouve. Avisos, dos quais não tomei conhecimento, nem adianta trazer em cima da hora. Certas coisas na Liturgia devem ser claras e devem permanecer. Nada de mudanças em cima da hora. A Acolhida deve ser sempre calorosa. Qualquer problema sou eu que devo resolver. É preciso haver um padrão, sem exageros, é claro. E cada padre tem que ser respeitado do jeito que é. E dar graças a Deus por termos sacerdotes. Quanto menos carinho com o povo, mais ele se afasta. A Liturgia deve dar este clima de celebração e amor. Peço que os leitores estudem suas leituras com bastante antecedência, para evitarem erros grosseiros, sérios, como tem acontecido. Os leitores precisam ter um certo conhecimento da Palavra e dos Ritos.
Vocês devem ter esse cuidado com a celebração, pois ela é de todos nós. A Liturgia deve ter este zelo e este cuidado, estar atenta às pessoas que escolhe. As crianças da missa das 8:30h são muito bem preparadas e dão um show em muitos adultos. A Palavra requer não uma leitura, mas uma proclamação. Saber proclamar, sem trocar palavras para não desvirtuar a mensagem.
Nossa comunidade tem um ótimo nível cultural. Temos que mostrar isso na hora de proclamar a Palavra de Deus. Na Santa Missa é preciso respeitar e entender cada momento. É preciso ter cautela e prudência. Poderíamos até pensar em organizar uma Escola de Leitores.
Como estou em convalescença, ainda não posso estar disponível como gostaria. Peço que vocês entendam, pois sabem que sempre que posso, procuro prestigiar a todos.
Dia 21/7, é a Ordenação do Diácono João, em São Paulo. Se não podemos estar todos lá, então pelo menos rezemos por ele. É uma pessoa muito boa, humilde, simples, caridosa. A gente nem sempre age assim no nosso dia-a-dia, com nossas responsabilidades. Embora muitas vezes, quando se está à frente de algo, é preciso ter autoridade e firmeza, senão perde-se o controle.
Julho é período de férias, recessos de muitas pastorais, não têm necessidade de realizar o Conselho neste mês. Voltamos então em agosto, na última sexta-feira.
Vocês sabem que a Arquidiocese instituiu agora o Ministério da Visitação, e o Loreto foi escolhido para sediar um encontro, dias 11 e 18 de agosto, das 9h às 12h, a nível Vicarial.
Por estar doente, não pude estar no último EAC. Mas quem nunca pode faltar é Jesus. É Ele quem deve estar à frente de tudo em nossa vida. Isto é fundamental. Quem não tem Jesus, nada tem.
No caso do O Mensageiro, a despesa é muito grande para gastar espaço do jornal com assuntos repetitivos e sem importância. O jornal é feito com muito critério.
Com relação ao Curso dos novos MESCS, só ouvi elogios e estou muito satisfeito.
Quanto à Catequese, os pais, as famílias, devem estar envolvidas, ter responsabilidade e colaborar com o trabalho dos catequistas. E lembrar que catequista não é babá.
Na Feira das Pastorais, gostaria que todos estivessem envolvidos, trabalhar, prestigiar, estar junto, porque esta Feira é nossa. Na mesma hora, por exemplo, é a celebração de Betânia com o Bispo. Mas todos podem participar. Assim como no nosso Tríduo em homenagem a Santo Antônio Maria Zaccaria. Padre Miguelito vai nos falar da história do santo.
Dia 03/07, nosso Irmão Jucimar vai renovar seus votos, Padre Vítor vem para participar e falar na celebração.
Nossas obras precisam ter continuidade e só posso contar com vocês. Peço mais uma vez não só a sua ajuda, mas principalmente em todos os momentos de nossa comunidade, que possamos viver como irmãos. Vamos ter em nossos corações este espírito fraterno, em todos os momentos.
Dia 15/8, uma quarta-feira, é a celebração da Assunção de Nossa Senhora. Teremos Louvor e Adoração às 15h e Missa às 20h. Neste dia, teremos a companhia de Padre Jan Kaleta, nosso Vigário Episcopal e os Bispos Dom Edney Gouvêa Mattoso e Dom Edson de Castro Homem. Será, sem dúvida um momento especial e espero ver todos, unidos.
Ao final da reunião, Padre Francisco pediu a padre Miguelito que fizesse a oração e desse sua benção. Padre Miguelito aproveitou a ocasião para conhecer cada representante pastoral e cumprimentar a todos.
A reunião foi encerrada com oração e bênção aos presentes. |