: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Loretando| AGOSTO


Separações


Hoje, 11 de julho de 2005, dia em que escrevo este artigo, perdemos uma grande amiga. Fui avisado há poucos minutos que a Beth do Luiz faleceu nessa tarde. Ela já não era a Beth do Luiz, por razões próprias do casal, eles já não estavam mais juntos e nem assim ela deixaria de ser minha amiga como de várias outras pessoas e não vou aqui discutir essa questão. Ela faleceu deixando um casal de filhos lindos e vai deixar muitas saudades e acredito que alguns daqui do Loreto também venham a sentir este mesmo sentimento, mas de uma forma velada vão se manter à parte, tudo porque guardamos no quartinho dos fundos da nossa consciência uma caixinha com nossos preconceitos e um casal separado no Loreto faz parte desse tenebroso guardado.

Muitos que eram amigos do Luiz e da Beth se afastaram porque eles deixaram de ser um casal, assim como que individualmente eles não existissem. Posso estar falando besteira para alguns, mas no fundo sabemos o quanto isso é verdade. Aceitamos essa situação na escola, no trabalho e na sociedade como um todo, mas aqui dentro ficamos meio divididos entre um e o outro e preferimos nos afastar, como se a nossa opinião tivesse alguma finalidade num lance tão intimo. O cara separou, e daí? O máximo que posso fazer é lamentar e infelizmente fica só nisso.

É comum ficarmos sem ação diante desta situação, talvez passe por nossa cabeça a idéia de que procurando um lado ou o outro, estaremos nos comprometendo e tomando partido desse ou daquele.

Até mesmo falar em divórcio nos deixa constrangidos e receber uma pessoa separada nos deixa numa tremenda saia justa. Na boa, somos muito cretinos nisso tudo.

Será que um amigo deixa de ser amigo porque se separou?
Aquela amiga que sempre freqüentou sua casa, agora que está separada deve deixar de freqüentar? Passa a valer menos uma pessoa que terminou seu casamento? Sei lá, acho que somos muito mesquinhos diante disso e nos esquecemos de que ninguém casa para se separar, ninguém em sã consciência faz isso por puro prazer. É preciso rever nossos conceitos, é preciso repensar nossa sociedade loretana, pois não foi isso que Jesus nos ensinou, mas de uma forma ou de outra crescemos olhando para esses acontecimentos de forma distorcida.

Faz algum tempo que eu queria escrever sobre esse assunto, - casais separados mas de uma forma preconceituosa tive medo.
Era como tocar em casa de marimbondos e eu achei que não teria pique para segurar a onda. Hoje, com o falecimento da Beth me toquei que de uma forma velada me afastei dela e do Luiz e assim também o fiz com outros amigos que se divorciaram. Não é fácil admitir meu lado preconceituoso, talvez me falte um pouco mais de humildade, mas quero, agora em público, pedir perdão por essa atitude tão pequena.

Que a Beth receba de Deus a Sua proteção em seu descanso eterno e que nós busquemos melhorar como seres humanos e como amigos, porque separar deve ser uma coisa muito dolorida e acompanhada do descaso e do afastamento dos amigos deve ser insuportável.

Deus te acompanhe Betinha e dê o conforto necessário a sua família.

P.S. Sabe, tô legal de perder amigos.

P.S. do P.S. E se não bastasse tudo isso, ainda tenho que aturar
Roberto Jeferson como herói nacional. Ninguém merece...

PAULO SOBRINHO E SOLANGE (loretando@oi.com.br)

 

 
 
VEJA NO MÊS DE AGOSTO/2005:

- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16

      Convites

cf2008

"Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado".
Qual a sua preferência na escolha do tempo que você gasta?
Para Família
Para o Trabalho
Para Deus

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN


JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!