Ação entre Amigos

Temos presenciado uma grande movimentação na paróquia, desde a festa junina, chamada AÇÃO ENTRE AMIGOS. Essa iniciativa, abraçada e liderada por um grupo de paroquianos, tem como finalidade principal a realização de obras em pontos específicos do nosso Santuário, que possui 355 anos e que não recebe nenhum cuidado especial a mais de cinco anos.

As fotos comprovam o desgaste e a necessidade de uma intervenção nas torres, paredes e teto da lateral, que foi consumido pela ação de cupins.

A intenção com a AÇÃO ENTRE AMIGOS é arrecadar o valor necessário para a obra. Mas para que isso se torne realidade será preciso o engajamento de toda a comunidade, e em particular de todas as pastorais, grupos e movimentos, que serão multiplicadores da venda dos cupons.

Para entendermos melhor a proposta e andamento, conversamos com os encarregados da organização da venda dos cupons, Odete, Bira, Badá e Sergio. Vale conferir:

 

1- O Nosso Santuário é tombado pelo patrimônio histórico. Por que essa obra tem que ser custeada pela comunidade? Não seria obrigação dos órgãos públicos? 

R:  O que estamos pleiteando é uma obra de manutenção e não uma reforma, que seria muito bem vinda, mas não é nossa realidade no momento. Como nosso Santuário é tombado pelo Patrimônio Histórico, uma obra de restauração não poderia ser feita pela comunidade, mas somente pelos Órgãos competentes e, em tese, com os custos arcados por eles. Nós procuramos ajuda desses Órgãos e pessoas que poderiam intervir junto a eles, para tentarmos conseguir a reforma, porém não conseguimos nada. Sabemos que a realidade que vive nosso Estado em relação às contas publicas é precária, portanto, conseguir verbas para este fim, é muito difícil. Então, a alternativa foi fazermos a obra de manutenção, custeada pela própria comunidade, pois a situação é precária em alguns pontos do Santuário.

Faz pena vê-lo se deteriorar, precisamos tomar uma atitude.

 

 

2- Já foi feito um levantamento de custo total dessa obra? Quanto deve ser gasto para a recuperação total, incluindo o forro do teto da lateral do santuário?

 

R: Estamos fazendo um levantamento dos custos, porém é um processo bem complexo. Não podemos fazer a obra, com qualquer empresa, mas somente com empresas cadastradas no INEPAC (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural). São empresas especializadas em restauração e manutenção de Patrimônio Cultural, com isso tudo se torna mais complicado e mais demorado. Mas faremos orçamentos com três dessas empresas cadastradas e escolheremos a mais em conta.

A informação sobre os custos dos três orçamentos e da empresa escolhida serão divulgadas em todas as missas e nossos canais de comunicação.

 

 

3- O valor a ser arrecadado com a os cupons da AÇÃO ENTRE AMIGOS vai cobrir todas as despesas?

R: Esperamos que o valor arrecadado cubra os custos. Caso venha a sobrar alguma importância, utilizaremos para ajudar nas despesas do processo judicial que a Paróquia terá que pagar. Tudo isso será divulgado amplamente de forma bem transparente para que todos tenham acesso aos números e o emprego dos valores.

 

4- Como se dará a venda dos cupons? Como as pastorais e movimentos podem ajudar? Quando vocês vão começar a disponibilizar a distribuição das cartelas para as pastorais?

R: As vendas já estão acontecendo em todos os horários de Missas dominicais, pela equipe da Ação Entre Amigos. Cada final de semana um membro da equipe assume a responsabilidade das vendas e faz plantão em todos os horários.

Também já começamos a distribuir entre as pastorais e movimentos, para que cada pessoa, cada membro da paróquia, possa contribuir, vendendo pelo menos 10 cupons. Precisamos que a Comunidade abrace a causa conosco, pois o Santuário é nosso e nós precisamos cuidar dele. Temos um pouco menos de 6 meses pela frente, para a venda dos cupons, portanto precisamos de todos. Que as pastorais e movimentos nos ajudem, mas também aqueles que não pertençam a nenhuma pastoral ou movimento, mas que queiram ajudar nas vendas, nos procure. Vamos buscar uma solução para que todos possam ajudar nesta Ação Entre Amigos.

Nós já estamos agradecendo a todos que estão vendendo e comprando os cupons. Tem pessoas que todas as semanas compram 1 bilhete e nos falam: “semana que vem compro outro para ajudar”. Por isso quando nós conversamos e decidimos fazer esta ação, sabíamos que a Comunidade nos ajudaria.

Além disto, tem um grupo de pessoas ajudando com a compra dos prêmios, isso foi outra benção grande. Logo assim foi lançada a ideia da doação dos prêmios, várias pessoas aderiram de imediato, participando das doações.

Tivemos também, o apoio da agência, através de um de nossos paroquianos, com a exposição do carro todos os finais de semana no Pátio da Igreja, isso só serve para que nós, da equipe, fiquemos mais motivados e felizes, pois sabemos que a nossa Comunidade já fez esse projeto dar certo.
5- Quais os prêmios e como será o sorteio?

R: Os prêmios são:

1.      Primeiro Prêmio: 01 Carro Nissan Mach

2.      Segundo Prêmio:  01 Moto

3.      Terceiro Prêmio: 01 TV de 53”

4.      Quarto Prêmio:  01 Laptop.

O sorteio será pela Loteria Federal, no dia 10/12, dia de Nossa Senhora de Loreto. Esta data foi escolhida, pois esta obra é para a Nossa Mãezinha e nada mais que justo de o ganhador, que nos ajudou comprando, seja abençoado por ela, no dia dela. Como estaremos na semana da festa da Padroeira, a entrega dos prêmios para os ganhadores será durante a festa. Dom Orani está com presença confirmada, então se de fato vier nos prestigiar, ele mesmo fará a entrega dos prêmios.

Estamos à disposição esclarecer as dúvidas que possam surgir durante todo o processo da venda dos cupons e após, no emprego do valor arrecadado. Por isso, agradecemos muito a oportunidade dessa entrevista e esperamos outras oportunidades em breve.

 

SAIBA MAIS EM : http://www.loreto.org.br/regulamento-da-acao-entre-amigos/

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM