Sermão 4
QUARTO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS
A necessidade do amor
A própria Bíblia mostra que a eloquência não tem utilidade nenhuma, quando, para confudir as pessoas que falam sem parar, se apresentam de forma simples: suas palavras são de uso comum e compreensíveis. E você sabe que os que fazem orações compridas e cheia de "nove horas" também parte desse grupo dos que falam sem parar!
Por isso, Paulo, querendo ensinar-lhe esta verdade, escreveu assim: "Ainda que eu falasse línguas: as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como um sino barulhento ou como um címbalo estridente" (1 Cor 13,1), quer dizer, eu seria como um sino que chama os outros para o sermão e para as celebrações da Igreja, mas nunca entro.
Você sabe quem são esses que fazem parte desse grupo? São aqueles que Cristo apontou como os que andam pelo mundo inteiro para conseguir um seguidor para eles (Mt. 23,15), ou seja, um cristão; como os que levam os outros a um modo de vida espiritual: eles abrem as portas para os outros e os educam, mas não ensinam a si mesmos (Rm 2,21). Pra que lhe serve acalmar as desavenças dos outros e não acalmar as suas? Pra que lhe serve convencer os outros a dominarem suas paixões, se você não domina as suas? Pra que lhe serve ensinar, com palavras, como viver a perfeição e, depois, destruí-las com o comportamento, tal como fazem os hipócritas?
Cuidado, caríssimo, não faça
parte desse grupo de pessoas!
Continua no próximo número
|