Abertura do ano da vida consagrada
O Santo Padre em sua Carta Apostólica datada de 21.11.2014 proclamou o Ano da vida Consagrada, iniciando em 30 de Novembro de 2014 e com termino em 02 de Fevereiro de 2016.
Em nossa Arquidiocese, Dom Orani escolheu para celebrar a Missa de Ação de Graças pela abertura do Ano da Vida Consagrada, o convento da Congregação de Nossa Senhora de Belém (irmãs de Belém).
A celebração aconteceu no dia 03 de janeiro e contou também com as presenças de Dom Roberto Lopes, do Vigário Episcopal de Jacarepaguá Pe. Robert, e de nosso pároco Pe. Sebastião.
Em sua homilia Dom Orani destacou a necessidade de avaliarmos como irmãos que se consagram desde o batismo como filhos e filhas de Deus, dentro de seus carismas específicos na comunidade.
Lembrou ainda, que conforme palavras do próprio Papa Francisco, a Igreja deve ser sempre, e cada vez mais, a comunidade de filhos de Deus, o Povo de Deus que vive como irmãos, não só teoricamente ou teologicamente, mas também existencialmente, contagiando as pessoas ao nosso redor.
A vida consagrada, através dos seus carismas, deve estar sempre anunciando, como nos mostra o Evangelho, que Jesus Cristo é o centro de nossa vida para o mundo, quando dizemos que Ele é o Cordeiro de Deus, a quem anunciamos e proclamamos como o nosso Salvador que está vivo e presente no meio de nós.
Os institutos de vida consagrada devem estar sempre presentes, como fermento no meio da massa, não pensando apenas em si e no seu próprio grupo, mas em toda a comunidade e no bem de toda a Igreja, levando a palavra de Deus a todas as pessoas, através da vida e dos seus trabalhos, anunciando a alegria de sermos cristãos.