A nova família

Atendendo ao chamado do mundo contemporâneo e ao ritmo frenético em que homens e mulheres passaram viver, é natural que os modelos tradicionais de família fossem pouco a pouco sendo substituídos. Podemos aqui chamar modelos tradicionais de família, os vividos nos anos 20 e 30 cujo pai era o gestor, provedor e personagem principal da organização. Sim, a história mostra que o conceito de família mudou ao longo do tempo. Mas de qualquer jeito, podemos dizer que, a família nuclear ainda é a unidade social mais comum.  Porém, mesmo no modelo de família nuclear, um grande número de pais participam dos cuidados de seus filhos e as esposas trabalham fora e às vezes são elas, as chefes da família.

Seja a família composta por um casal e seus filhos ou desses com agregados filhos de outras uniões, de avós e até de sobrinhos, o que precisamos refletir é o modelo de família que é esperado de um cristão. De certo que vivemos no mundo moderno e somos espécie de reféns dos conceitos que nos são impostos dia a dia pela mídia, pelo consumismo, pela pressa de ascensão econômica, mas não devemos nos deixar pressionar a ponto de perder a essência, a beleza dessa vida partilhada, que é a família.

Vemos com tristeza e achamos até comum, as crianças encarregadas de atividades extraescolares muitas vezes acima da sua capacidade de suportar. Acumulam cursos de inglês, futebol, balé, natação etc. enquanto os pais acumulam horas de trabalho. A falta de contato, de diálogo, de interação é preocupante. O jantar com a família é constantemente adiado e a falta de tempo e o sono, ícone dos tempos modernos, deixa a mesa cada vez mais vazia.

Quando falamos de família cristã, não estamos nos referindo a algo utópico, a uma família perfeita, que infelizmente a maioria das pessoas não tem. Estamos nos referindo a um lar. Local onde aprendemos a viver em comunidade, a amar e respeitar as individualidades. O lar cristão é local de oração de uns pelos outros, local de compaixão, de solidariedade. Quando aprendemos a viver bem esses três pontos na família, estamos preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno com retidão e amor.

O sínodo dos bispos sobre as famílias, infelizmente não avançou em algumas questões que especialmente nós, latino-americanos, vivemos cotidianamente como, por exemplo, a informalidade do casamento. Também não avançou nas questões relacionadas aos casais de segunda união, que seguem sem poder se aproximar da Eucaristia, mas convida a Igreja a acolher com delicadeza esses casais e seus filhos, para que possam através da comunhão espiritual e dos trabalhos pastorais, fazer parte do corpo de Cristo.

Oremos por todas as famílias, em todas as circunstancias que se encontrarem. Oremos por todos os pais e mães angustiados por acertarem um caminho seguro para a correta educação de seus filhos nas bases do amor e da misericórdia. Oremos pelos filhos, que possam ser arrimo de seus pais na velhice, cuidando e amando da mesma forma como foram amados por eles.

Que assim seja.

Ana Clébia – Pascom Loreto.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM