A invocação da Ladainha Lauretana: “Rainha da Família”

Sabe-se que à antiga forma da Ladainha Lauretana – aprovada como oficial na Igreja Católica pelo Papa Clemente VIII em 06 de setembro de 1601 – ao longo dos séculos foram acrescentadas pela Santa Sé, as seguintes invocações: “Rainha concebida sem pecado” em 1854, “Mãe do bom conselho” em 1903, “Rainha da Paz” em 1917, “Rainha assunta ao céu” em 1950, “Mãe da Igreja” em 1964 e, finalmente, “Rainha da Família”, em 1995. Esta invocação pode ser chamada justamente “lauretana”, porque ela foi acrescentada na conclusão e como fruto do VII Centenário de Loreto (1294-1994/95). João Paulo II, de fato, acolheu o pedido que lhe foi dirigido por Mons. Pasquale Macchi, Arcebispo de Loreto, que, em uma carta datada de 21 de setembro de 1995, expressando uma série de pedidos de sacerdotes e religiosos, pedia que pudesse ser adicionado à Ladainha Lauretana a invocação “Regina familiae” (Rainha da família). Mostrava, entre outras coisas, que isso poderia “ser como uma lembrança perpétua do VII Centenário da Casa Santa, que também lembra a santidade da família de Nazaré.” E, a propósito, citava uma passagem da “Carta do mesmo Pontífice, promulgada em vista daquele VII Centenário, em 15 de agosto de 1993, onde, entre outras coisas, afirma que a Casa Santa desperta o sentido da santidade da família e apresenta todo um conjunto de valores, hoje tão ameaçados, como a lealdade, o respeito à vida, a educação dos filhos e a oração que as famílias cristãs podem redescobrir dentro das paredes da Santa Casa, a primeira e exemplar “igreja doméstica” da história.” Em 25 de dezembro de 1995, o Arcebispo Macchi recebeu uma carta do Cardeal Antonio M. Ortas, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, com a comunicação de que João Paulo II tinha aceito seu pedido, e em 28 de dezembro, o substituto secretário de Estado, Mons. Giovanni Battista Re, confirmou a notícia com outra carta. O Cardeal Ortas, então, em 31 de dezembro de 1995 enviou aos Presidentes das Conferências Episcopais da Igreja Católica uma carta, na qual comunicava que João Paulo II tinha determinado que na Ladainha Lauretana fosse inserida a invocação “Rainha da família” depois de “Rainha do Santo Rosário” e antes de “Rainha da Paz”. Desta forma, a invocação de paz se estende imediatamente para a família, que é implicitamente convidada a orar com a recitação do rosário. Isso é verdade, mas de uma forma especial neste ano de 2014, quando, em outubro, é celebrado o Sínodo dos Bispos sobre a Família, ocasião em que, por concessão do Papa Francisco, pode-se ganhar a indulgência plenária no santuário de Loreto e em todos os lugares Lauretanos do mundo católico.

P. Giuseppe Santarelli,
diretor da revista ‘Il Messaggio della Santa
Casa – Loreto’ nº7/2014.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM