A Festa da Padroeira
No 8 de dezembro, como ocorre naturalmente todos os anos, em meio à festa da Nossa Padroeira, acontece à festividade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Este ano, a Missa Solene, se seguiu ao terço, ambos conduzidos pelo Padre Luiz e Padre Sebastião, com apoio das pastorais.
A grande procura dos fiéis à Missa encheu o Santuário e dezenas de pessoas tiveram que acompanhar do lado de fora, mas nada foi impedimento àqueles que procuravam a palavra de Deus neste dia santo.
Em uma bela homilia, o Padre Luiz nos lembrou da confiança e entrega de Maria junto às vontades de Deus, nos fazendo lembrar o exemplo que Ela deve ser a todo tempo, em nossa vida.
Já na quarta-feira (10/12) foi a Missa Solene de Nossa Senhora de Loreto.
A celebração foi presidida pelo nosso Pároco, Pe. Sebastião, com a presença dos Diáconos Domingos e Durval.
Em sua homilia o Pe. Sebastião discorreu sobre a história da transladação da Santa Casa de Nossa Senhora desde seu local original em Nazaré até Loreto.
A Santa Casa de Nazaré foi miraculosamente transportada a “vários lugares” pelo ministério angélico.
Destacou ainda descobertas e estudos mais recentes, como aquelas publicadas pelo P. Giuseppe Santarelli, capuchinho Reitor do Santuário da Itália, sobre o transporte das pedras da Casa Santa por obra dos Cruzados (família De Angelis). Desenhos e pinturas antigas, do tempo da idade média, mostram a chegada ao porto de Recanati, no Adriático, próximo a Loreto, de um navio trazendo uma casa ou outro trazendo um monte de pedras com Nossa Senhora em cima. Por último (1995) veio à luz o documento cartorial do dote de casamento (em 1294) entre duas famílias nobres da Itália em que consta entre os bens doados, as “Pedras Santas retiradas da casa da Virgem Mãe de Deus”. São novas “teorias” para explicar a vinda da Casa para Loreto. As pesquisas estão sendo levadas à frente por esse padre que publicou já em 4ª edição em 2006 “A Santa Casa de Loreto – Tradição e Hipóteses”
Lembrou ainda a frase escrita em latim em cima do altar “HIC VERBUM CARO FACTUM EST = AQUI O VERBO DE DEUS SE ENCARNOU”, que se refere ao fato da Encarnação que aconteceu em Nazaré, na Galileia, na casa onde morava Maria.
A Missa contou com assídua participação dos paroquianos e foi belíssima.
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós.