Profissão de Fé – A expectativa do Messias e de seu Espírito
Temos então duas profecias: uma relacionada com a espera do Messias e outra para o anúncio de um Espírito Novo. Elas se direcionam ao pequeno Resto, o povo dos Pobres.
No Livro do Emanuel que encontramos em Isaías 6-13 com destaque para Is 11,1-2, onde são mencionados os dons do Espírito Santo: “Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes: sobre ele repousará o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.
Os traços do Messias são revelados, sobretudo nos cantos do Servo do livro de Isaías (Is 42,1-9; 49,1-6; 50,4-10; 52,13 – 53,12) e também em Mt 12,18-21 e Jo 1,31-34. Jesus na condição de escravo e tomando sobre si a nossa morte nos comunica seu próprio Espírito de vida. Nos cantos do Servo podemos entender o sentido da Paixão de Jesus e a maneira como derramará O Espírito Santo. Na passagem da Sagrada Escritura de Is 61,1-2 e seu correspondente em Lc 4,18-19 Jesus inaugura o anúncio da Boa Nova. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; curar aos de coração ferido; enviou-me para proclamar a remissão aos presos, e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.
O texto profético referente ao envio do Espírito Santo encontramos em Ez 11,19 “Dar-lhes-ei um só coração, porei no seu íntimo um espírito novo: removerei do seu corpo o coração de pedra, dar-lhes-ei um coração de carne”. Assim Deus fala ao coração de seu Povo com acentuação do “amor e da fidelidade”.
Vemos que tal promessa foi cumprida e proclamada por São Pedro, na manhã de Pentecostes citando o profeta Joel (Jl 3,1-5; At 2,17-21): “Sucederá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei de meu espírito sobre toda carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos velhos sonharão. Sim, sobre meus servos e minhas servas derramarei do meu Espírito. E farei aparecerem prodígios em cima, no céu, e sinais embaixo sobre a terra. O sol se mudará em escuridão e a lua em sangue, antes que venha o dia do Senhor, o grande Dia. E então, todo o que invocar o nome do Senhor, será salvo”.
O Povo dos “pobres”, aqueles humildes e mansos que se entregam aos desígnios misteriosos de Deus é a grande obra da missão escondida do Espírito Santo durante o tempo das promessas para preparar a vinda de Cristo.