15 Anos de Betânia
Os dias 18 e 19/7 foram de festa no Loreto, em comemoração ao aniversário da ASAB, a Associação Solidários Amigos de Betânia. A instituição filantrópica, constituída de associados, colaboradores e voluntários, sem distinção de etnia e religião, que acolhe, dá abrigo e cuida de ex moradores de rua, fazendo acompanhamento com uma equipe de voluntários e profissionais de diversas áreas, para posteriormente reinserí-los na sociedade, completou 15 anos de caminhada em meio à adversidade, mas com muitas demonstrações de fé, amor e solidariedade.
O projeto Betânia nasceu de um sonho que foi ganhando vida aos poucos pela irmã Elci, com a ajuda de muitos amigos solidários. Um dia de cada vez, cada pecinha foi se encaixando em seu lugar como em um grande quebra-cabeças guiado pelas mãos de Deus. O mosaico da solidariedade, ilustrado em uma das paredes da casa , ganhou vida pelas mãos abençoadas de muitos e hoje é o corpo do projeto, simbolizando, através da arte, o resgate e o caminho para a inclusão social.
Entre as ações do fim de semana havia barraquinhas de doces, salgados e bebidas, onde voluntários se revezavam carinhosamente, doando seu tempo, movidos pelo amor e em prol de uma causa nobre. Uma pequena exposição com lindos artesanatos confeccionados pelos próprios acolhidos abrilhantava o olhar dos que chegavam a festa. Os acolhidos ensaiaram uma peça teatral com muita dedicação nos dias que antecederam as comemorações, e encenaram-na com muito capricho, colocando os problemas sociais que envolvem os moradores de rua.
Em um coral alegre, os rapazes sentiam-se vivos e soltavam as suas vozes, antes ignoradas pela sociedade, mas agora com uma platéia de maestros de um grande coro de solidariedade e amor. Em todas as missas do fim de semana foi dado voz a irmã Elci, que explanou brevemente à comunidade, tecendo seus agradecimentos aos que fizeram parte do projeto, e apresentando logo em seguida uma projeção histórica que mergulhou na linha do tempo resumindo com muita emoção a trajetória dos seus 15 anos.
O poema “Mosaico de vidas”, de autoria da própria irmã, foi declamado nas missas. Suas palavras retrataram com sensibilidade e maestria, a temática de cunho social na qual está inserida toda a caminhada de Betânia ao longo dos anos, levantando reflexões acerca dos problemas sociais que estão bem diante dos nossos olhos. E um carismático palhaçinho chamado Xulipa, com suas tiradas engraçadas alegrava os convidados e as crianças, que também queriam montar no burrinho do bom pastor, além de firmarem sua participação colando um pedacinho de mosaico no pequeno quadro exposto no centro do pátio.
Dessa forma, em clima de confraternização, muita emoção, alegria e gratidão, a noite findou-se abençoada! Mas o que ficou desses dois dias de festa foi um grande orgulho de toda essa gente, gente que ofereceu o que tinha de melhor, que doou seu tempo, que prestigiou, que somou, que aplaudiu de pé e fez história. Parabéns a irmã Elci e todos que de alguma forma ajudam a construir essas memórias, somando na caridade e nos bons resultados obtidos. Obrigada Nossa Senhora do Loreto, padres e toda a comunidade cristã. A festa foi um sucesso! Obrigada Deus por nos permitir seguir na caminhada, mas, especialmente por nos dar a esperança de que transformar é possível!
A ASAB é uma instituição filantrópica de utilidade pública municipal e federal, constituída de associados, colaboradores e voluntários, sem distinção de etnia e religião. Tem por missão acolher pessoas em situação de abandono e risco social que se enquadram no perfil de moradores de rua/dependentes químicos adultos, homens ou mulheres que, na visão da ASAB, devem ser observados em sua totalidade para que assim possam refazer as suas vidas. Atua com um corpo de voluntários e profissionais das áreas de serviço social, psicologia, dependência química e saúde em geral, desenvolvendo um plano terapêutico que tem como meta a inclusão social. Situa-se dentro de uma visão cristã, com fidelidade ao Evangelho, e é movida pela vontade de resgatar e reconstituir a vida com Paz, Justiça, Solidariedade e igualdade.
Seja um voluntário ou associado de Betânia. Saiba como no site: www.betaniasab.org.br