15 Anos de Betânia

Os dias 18 e 19/7 foram de festa no Loreto, em comemoração ao aniversário da ASAB, a Associação Solidários Amigos de Betânia. A instituição filantrópica, constituída de associados, colaboradores e voluntários, sem distinção de etnia e religião, que acolhe, dá abrigo e cuida de ex moradores de rua, fazendo acompanhamento com uma equipe de voluntários e profissionais de diversas áreas, para posteriormente reinserí-los na sociedade, completou 15 anos de caminhada em meio à adversidade, mas com muitas demonstrações de fé, amor e solidariedade.

O projeto Betânia nasceu de um sonho que foi ganhando vida aos poucos pela irmã Elci, com a ajuda de muitos amigos solidários. Um dia de cada vez, cada pecinha foi se encaixando em seu lugar como em um grande quebra-cabeças guiado pelas mãos de Deus. O mosaico da solidariedade, ilustrado em uma das paredes da casa , ganhou vida pelas mãos abençoadas de muitos e hoje é o corpo do projeto, simbolizando, através da arte, o resgate e o caminho para a inclusão social.

Entre as ações do fim de semana havia barraquinhas de doces, salgados e bebidas, onde voluntários se revezavam carinhosamente, doando seu tempo, movidos pelo amor e em prol de uma causa nobre. Uma pequena exposição com lindos artesanatos confeccionados pelos próprios acolhidos abrilhantava o olhar dos que chegavam a festa. Os acolhidos ensaiaram uma peça teatral com muita dedicação nos dias que antecederam as comemorações, e encenaram-na com muito capricho, colocando os problemas sociais que envolvem os moradores de rua.

Em um coral alegre, os rapazes sentiam-se vivos e soltavam as suas vozes, antes ignoradas pela sociedade, mas agora com uma platéia de maestros de um grande coro de solidariedade e amor. Em todas as missas do fim de semana foi dado voz a irmã Elci, que explanou brevemente à comunidade, tecendo seus agradecimentos aos que fizeram parte do projeto, e apresentando logo em seguida uma projeção histórica que mergulhou na linha do tempo resumindo com muita emoção a trajetória dos seus 15 anos.

O poema “Mosaico de vidas”, de autoria da própria irmã, foi declamado nas missas. Suas palavras retrataram com sensibilidade e maestria, a temática de cunho social na qual está inserida toda a caminhada de Betânia ao longo dos anos, levantando reflexões acerca dos problemas sociais que estão bem diante dos nossos olhos. E um carismático palhaçinho chamado Xulipa, com suas tiradas engraçadas alegrava os convidados e as crianças, que também queriam montar no burrinho do bom pastor, além de firmarem sua participação colando um pedacinho de mosaico no pequeno quadro exposto no centro do pátio.

Dessa forma, em clima de confraternização, muita emoção, alegria e gratidão, a noite findou-se abençoada! Mas o que ficou desses dois dias de festa foi um grande orgulho de toda essa gente, gente que ofereceu o que tinha de melhor, que doou seu tempo, que prestigiou, que somou, que aplaudiu de pé e fez história. Parabéns a irmã Elci e todos que de alguma forma ajudam a construir essas memórias, somando na caridade e nos bons resultados obtidos. Obrigada Nossa Senhora do Loreto, padres e toda a comunidade cristã. A festa foi um sucesso! Obrigada Deus por nos permitir seguir na caminhada, mas, especialmente por nos dar a esperança de que transformar é possível!

A ASAB é uma instituição filantrópica de utilidade pública municipal e federal, constituída de associados, colaboradores e voluntários, sem distinção de etnia e religião. Tem por missão acolher pessoas em situação de abandono e risco social que se enquadram no perfil de moradores de rua/dependentes químicos adultos, homens ou mulheres que, na visão da ASAB, devem ser observados em sua totalidade para que assim possam refazer as suas vidas. Atua com um corpo de voluntários e profissionais das áreas de serviço social, psicologia, dependência química e saúde em geral, desenvolvendo um plano terapêutico que tem como meta a inclusão social. Situa-se dentro de uma visão cristã, com fidelidade ao Evangelho, e é movida pela vontade de resgatar e reconstituir a vida com Paz, Justiça, Solidariedade e igualdade.

Seja um voluntário ou associado de Betânia. Saiba como no site: www.betaniasab.org.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM