Coluna Cultural – Junho 2016

Às vezes somos surpreendidos com um sopro de arte em nossas vidas. E ao me deparar com esse sopro, quis prontamente partilhar com vocês. Andreza é paulista, e expressa em sua arte um zelo bem parecido com o que Deus tem por todos nós. Contemplar sua arte é ver Deus nas pequenas coisas.

Abaixo, nossa entrevista com essa maravilhosa artista e também sua arte.

 

1 – Sua arte é realmente linda e de uma originalidade impar. Como podemos chamá-la?!

Não saberia lhe informar que tipo de arte é, o que posso te dizer é que tem inspiração em arte Naif, quando digo inspiração, não quer fizer que meu trabalho seja Naif. Não tem realmente no mercado algo assim que conte a historia dos clientes.  Todo esse trabalho tem meu estilo, mas é focado na historia deles, em suas viagens, família, gostos, sonhos etc. Tudo com muita cor e simplicidade.

2 – Quando você começou a fazer esse tipo de trabalho?

Eu pinto já faz muito tempo, mas nunca foi com a intenção de vender, eu pintava para minha casa. Em 2009 estava muito triste e passando por alguns problemas, então foquei nas cores, eu precisava ver amarelo, azul, vermelho, laranja, então comecei a pintar e eu não sei te explicar, mas uma amiga gostou, a amiga dela também e ai foi sendo divulgado meu trabalho e estou ate hoje trabalhando com arte.

3 – De onde vem à inspiração para realizar o trabalho?

Eu sou uma paulistana que fui criada por uma avó que contava histórias do interior, das fazendas, das plantações, das festas juninas, das missas, da fé, dos livramentos, tinha historia de terror também, de mula sem cabeça, saci pererê. Contava sobre o trabalho difícil, sobre sua adolescência, falava sobre os escravos, cresci ouvindo estas coisas. Ela me contava como era sua “casa”, como foi difícil a sua vida, era a forma que ela usava de dizer que eu reclamava de barriga cheia. Cresci comendo pão fresquinho feito por ela, rosquinhas, curau, doce de leite, doce de mamão, doce de casca de laranja, bolo no final da tarde com café cheiroso. Eu acho que isso formou o que sou hoje, uma paulistana que pensa na roça, nas montanhas, nos pássaros, nas flores, no sol e na lua.

coluna1

4 – De todos os trabalhos feitos, teve algum que você mais amou e sentiu uma vontade de guardar para si?

Eu gosto do São Francisco de Assis, tenho um na minha casa segurando a minha cadelinha. Te todos os quadros que já fiz esse é o que sinto mais orgulho, ele é alegre, colorido, me traz coisas boas e a oração dele é belíssima, então é algo que me faz bem. Com relação aos quadros personalizados, tenho certo desapego com eles, porque conta a historia dos meus clientes, então eu pinto, fica lindo e eu já envio sabendo que ali esta a historia do meu cliente, eu só pintei, quem montou a historia foram eles.

5 – Vi que muitos de seus trabalhos têm referências católicas. Como é para você representar Cristo, Maria e os Santos?

É uma historia tão longa que vou resumir a 10% o que houve, é algo muito maior do que vou escrever. Eu sempre fiquei encantada com a fé que minha avó tinha, talvez porque eu não tinha fé alguma. As coisas eram difíceis, ela perdeu uma filha muito nova, e eu sempre a via olhando tudo pelo lado positivo, aceitando certas situações sempre com a certeza que Deus sabia o que estava fazendo. Ela entregava tudo nas mãos Dele e foi assim até seus últimos dias de vida. Lembro-me dela doente e acompanhando pela TV a missa da Basílica de Aparecida, então eu sempre achei bonita a fé que ela tinha. Quando ela faleceu eu fiquei muito mal, eu fiquei revoltada com muitas coisas. Há uma complexidade na historia da minha vida, diferente dela eu não aceitava certas coisas, e eu adoeci, eu me senti realmente sozinha, pois não tinha fé, e somente depois de passar por estes problemas que eu aprendi a confiar em Deus, em entender que eu não poderia carregar o mundo nas costas daquela forma, que eu precisava de ajuda, então eu tive meu milagre, foi algo muito forte e isso me modificou. Eu comecei a pintar quadros religiosos nesse momento, hoje me pareço mais com minha avó, eu entrego meus problemas nas mãos de Deus, eu deixo ele me ajudar. Então para mim, representar Cristo, Maria, os Santos representa fé, algo precioso que só quem andou sem, sabe da importância de se ter.

coluna2

6 – O que as pessoas precisam fazer ou como as pessoas podem fazer para adquirir essa arte? 

E só entrar em contato comigo por e-mail katsani@ig.com.br , pelo Facebook (https:// www.facebook.com/andrezakatsaniartes) ou pelo meu telefone (11)2682-0108 , fazer o agendamento (costuma demorar 6 meses) resolver a questão do frete e tamanho da tela, na sequência tem um formulário que ajuda na composição do quadro e claro o que faço, para ajudar a transformar a história dos clientes em arte. É bem simples, só um pouco demorado, pois o processo é todo artesanal.

Entrevista: Thiago Santos

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM