10 de Dezembro dia de Nossa Senhora de Loreto. Viva Maria!

Encerrando as 12 publicações da contracapa, que exaltou às diversas devoções à Nossa Senhora, estamos trazendo mais uma vez, em destaque, nossa amada
padroeira, nossa mãe de Loreto. Nessa oportunidade, estamos publicando um texto escrito pelo nosso leitor, Sr. Pedro Nolasco, que no dia 30/1 completará 92
anos de idade e de amor a Nossa Senhora. Sr. Pedro é membro do Fé e Dons.

 

MARIA

                Maria viveu como mãe de Jesus. Ela amou, sofreu, teve fé, aceitou os mistérios de Deus em sua vida. Maria e uma inspiração para todos nós, modelo de santidade, construída no sofrimento e na alegria de ter gerado Jesus no seu seio.

                Muitos podem pensar que Jesus poderia ter sido gerado em qualquer mulher. E realmente poderia, mas Deus não quis assim. Deus preparou uma família para que recebesse, já em santidade, Maria. Maria foi concebida por seus pais já em idade avançada. Ana era considerada estéril. Mas Deus tinha planos bem maiores para eles. O plano de gerar a mãe de Jesus. E realmente o fez.

                Maria cresceu em santidade, e algo de maravilhoso iria acontecer na sua vida. Ela era constante, firme, imutável e progredia para o melhor todos os dias. Ninguém a viu zangada. Todo seu falar em cheio de graça que se compreendia que Deus estava em seus lábios.

                Eis que a idade adulta chega e Junto com ela as obrigações das tradições da época.

Maria foi entregue e José e ainda noiva dele recebeu a visita do anjo Gabriel que a avisara que ela iria gerar o Salvador, Jesus. Maria tem seu momento de questionamento, já que não havia conhecido nenhum homem para que pudesse gerar um filho. Mas o anjo a tranquilizou. Maria, ali concebia o filho de Deus, em resposta ao anjo pronunciou de forma clara e serena: “Eis a serva do senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra”. Demonstrando mais uma vez a confiança inabalável em Deus e o tamanho de sua fé.

                Maria e José tiverem que superar todos os questionamentos inerentes da época. Eles eram ainda noivos e Maria estava grávida, fato inaceitável na comunidade onde viviam.  Mas tanto Maria quanto José foram firmes no propósito que Deus criou, comprovando assim que Ele havia realmente escolhido as pessoas certas, Maria e José, ambos exemplos de fé e confiança em Deus.

                Jesus nasce, cresce, sai para sua vida pública, e Maria sempre ao seu lado demonstrando afeto máximo por Jesus e o auxiliando, dando o suporte necessário para que todos pudessem reconhecer o filho de Deus. O tempo passa e Maria enfrenta a maior dor que uma mãe pode experimentar, que é ver seu filho sendo perseguido, crucificado e morto. Passa por esse capítulo da vida de Jesus com muita sabedoria e fé, sempre em oração e nunca duvidando do poder de Deus.

                Para nós, o que pensar de Maria?

                Maria é uma mulher forte, de caráter inigualável. Foi gerada por Deus. Deus por sua vez a usou como instrumento para gerar o Seu filho. Que tipo de mulher aceitaria esse desafio? Somente uma mulher muito especial, com uma essência santa.

                Maria é um grande exemplo de santidade, de fé, de confiança, mesmo passando por situações terríveis, não se abalou, não se mostrou ansiosa, não se desesperou. Mostrou para o mundo que é possível um ser humano ter uma intimidade com Deus tamanha, somente com oração e confiança.

                Como não amar Maria? Como não admirar e mãe de Deus? Como não a colocar em um lugar de destaque? Como não tê-la como exemplo? Se foi o próprio Deus que a fez assim: cheia de graça!

                Para nós Maria, mãe de todos nós, nos deixa um aprendizado: como ela, se entregue nas mãos de Deus, confie e espere em oração, que sua vida terá os rumos certos. Momentos felizes e tristes virão, mas tudo na graça de Deus e confiantes nos propósitos Dele, em nossas vidas.

                Que assim seja! Paz para todos.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM