06 de março de 1661 – 06 de março de 2014 – 353 anos Evangelizando Jacarepaguá

Segundo documentos históricos, a Freguesia de Nossa Senhora de Loreto e Santo Antônio foi criada em 06 de março de 1661, pelo Prelado Manuel de Souza Almada, nas terras de Capitão Rodrigo da Veiga Barbude, que doou vinte braças de terra em sua Fazenda de Jacarepaguá. O primeiro Pároco foi Pe. António Ribeiro de Almeida, em 1665. Convém afirmar que as terras de Jacarepaguá pertenciam à Freguesia de N. Sra. da Apresentação de Irajá. Por ser muito distante e por ter ” numeroso povo e, sendo por esse motivo assaz incômodo o recurso dos Santos Sacramentos, não só os que ali residiam, mas aos das terras centrais até à fazenda de Santa Cruz, foi necessário criar-se uma Paróquia, em benefício da Administração do pasto espiritual, com o título de capela Curada.”

A construção da atual igreja de N. Sra. de Loreto teve início em 1730, não se sabendo ao
certo o término da construção, se 1764 ou 1797. A igreja foi construída num morro próximo do lugar denominado ” Porta d’Água”, hoje Professora Camizão.

O templo em estilo misto possui cinco altares, com um belíssimo altar central, em cujo trono se encontra a imagem de N. Sra. de Loreto, esculpida em madeira. Possui um belo lavabo em pedra, que outrora pertencera à Capela de São Gonçalo do Amarante, no Camorim erguida  por Gonçalo Corrêa de Sá, em 1625.

Nossa Senhora de Loreto é a Padroeira dos Aviadores e por pedido do Exmo Sr.Ministro

da Aeronáutica em carta datada de 10/08/70pede à Sua Eminência o Cardeal D. Jaime de Barros Câmara , que seja solicitada junto à Sua Santidade o Papa Paulo VI, no sentido de que a atual Igreja de Nossa Senhora de Loreto seja proclamada Santuário Nacional de N. Sra. de Loreto, Protetora da Aviação Brasileira Civil e Militar.

Em 08/10/70, foi concedido o título de Santuário Nacional, pelo Papa Paulo VI à Igreja de N. Sra de Loreto, em Jacarepaguá.

Em 06 de janeiro de 1921 a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, os Barnabitas, assumiu a direção da Paróquia, sendo o primeiro Pároco o Pe. Luiz Balzarroti..

Em 1921 a Paróquia era imensa, Barra da Tijuca, Recreio, Vargem Grande e Vargem Pequena, Freguesia, Taquara, Praça Seca faziam parte desta Freguesia. Os padres tinham

grande dificuldade em atender ao povo de Deus. As visitas eram feitas no lombo dos

cavalos ou em charretes. Mesmo assim a Paróquia cresceu e aos poucos foi

desmembrando-se em outras comunidades.: São Sebastião do Rio das Pedras  é a caçula.

A Paróquia teve inúmeros e memoráveis Párocos. Fizeram história “Pé. Ambrósio

Molteni, que construiu a Igreja de Santo António Maria Zaccaria, do Tanque, Pe. Lucas

Rabelo Malaquias, que fez uma grande reforma, em 1960, trazendo à igreja o seu aspecto

original recoberto por antigas camadas de tinta, que encobriam sua beleza secular

Pe. Sebastião Noronha Cintra, que foi Pároco durante 27 anos e deu um grande impulso ao

trabalho de evangelização, adaptando a Paróquia ao espírito do Conselho Vaticano II.

Trouxe para cá o Encontro de Casais com Cristo, que foi um celeiro de leigos dedicados ao

trabalho pastoral.

Hoje a Paróquia possui cerca de 40 (frentes de trabalho entre pastorais, movimentos e Serviços). Sua Ação Social atende a cerca de mais de 200 famílias carentes, ajuda na construção e reconstrução de casas.                                                                                                                                   A Paróquia apoia o importante trabalho de reinserção de pessoas de rua, com a Casa de Betânia.

A Comunidade construiu um ginásio de esportes que levou o nome de Brigadeiro Eduardo

Gomes, apelidado carinhosamente pelos paroquianos de Loretão. Hoje transformado em templo, já que o Santuário não comporta mais os fiéis que frequentam a Matriz.

Com a aprovação da Mitra Arquidiocesana, a Paróquia cedeu parte do seu terreno para um

“Shopping Center” em troca da construção de um Centro de Atividades Paroquiais:

CEPAR com capela, salão, salas de aula, cozinha, banheiros e um teatro (inacabado),

dedicado aos encontros e cursos da Paróquia

Nosso Pároco hoje,  é  novamente nosso querido Pe. Sebastião Noronha Cintra.

A paróquia possui um jornal mensal  há 30 anos: ” O Mensageiro”, de onde extraimos as

informações para este artigo, fundado por Pe. Sebastião Noronha Cintra,  hoje, em forma de revista.

A riqueza de nossa Comunidade é o amor a Deus, a oração e a fraternidade entre os irmãos,

sob a proteção de nossa Mãe,  Nossa Senhora de Loreto

Hélia Fraga

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM